Pular para o conteúdo
Search

STF descriminaliza porte de maconha para o uso pessoal e define 40g ou seis pés da planta como parâmetro nas apreensões

Congresso forma maioria sobre o tema (8 votos a 3) para determinar quantidade que diferencia usuário de traficante; abordagem policial continua até o CNJ regular o tema definitivamente.
Crédito: Andressa Anholete/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Por 8 votos a 3 o colegiado definiu a posse da droga restrita a 40g ou seis pés da planta. Apesar da determinação ter sido unânime entre os ministros na votação que ocorreu na terça-feira (25) no plenário, todos continuam a partir da premissa de que continuam sendo ilícitas aos olhos da justiça, contudo não haverá criminalização para o usuário.

Segundo Gilmar Mendes apontou, “Em nenhum momento o tribunal decidiu que ‘liberou geral’, apenas descriminalizou o uso de drogas para fins recreativos. A ideia é que as drogas causam danos, sim, às pessoas e que usuários precisam ser tratadas quando são viciadas”, enfatizou o ministro do STF.

A PM ainda tem a competência para abordar e fazer a revista em pessoas, levá-las para a delegacia e apreender a droga. Isso até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovar uma nova regulamentação para o procedimento.

A sentença foi determinada com a justificativa de que todas as tentativas de combate ao tráfico e dependência foram mal sucedidas e essa será mais uma maneira de enfraquecer o crime organizado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.