Sociedade buziana se une em ações à favor do Rio Una

Petição e debates virtuais foram organizados por participantes do movimento “SOS Rio Una”

PROLAGOS 300_250_pix

Participantes do movimento “SOS Rio Una” iniciaram mais uma ação pela defesa do Rio. Nesta semana, foi aberta uma petição livre para que a população possa se manifestar virtualmente assinando a carta de repúdio contra o projeto de lançamento de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S). A petição pode ser acessada por meio deste link.

Também foi marcado um debate virtual com profissionais da área ambiental e representantes da sociedade civil organizada, nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a partir das 19h, para discutir o assunto. As lives podem ser assistidas por meio do link.

Em maio, uma manifestação foi realizada  na Praia Rasa. Os protestantes caminharam até o Rio Una em defesa da preservação do ecossistema. Estavam presentes movimentos sociais, ambientalistas, vereadores e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O projeto de lançamento de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S) foi proposto pelo Consórcio Municipal Lagos São João (CILSJ). Caso o projeto aconteça, o Rio e o Mangue de Pedra, na Praia Rasa, poderão sofrer um impacto. Os movimentos que vão contra a proposta contestam que o resultado seja negativo, com impacto em um dos ecossistemas raros e valiosos da cidade, o Mangue.

Representantes da sociedade civil e apoiadores estão preparando um documento oficial para que seja levado a organizações jurídicas, pois acreditam que assim unirá forças em defesa do Rio.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Comentários