Petição e debates virtuais foram organizados por participantes do movimento “SOS Rio Una”
Participantes do movimento “SOS Rio Una” iniciaram mais uma ação pela defesa do Rio. Nesta semana, foi aberta uma petição livre para que a população possa se manifestar virtualmente assinando a carta de repúdio contra o projeto de lançamento de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S). A petição pode ser acessada por meio deste link.
Também foi marcado um debate virtual com profissionais da área ambiental e representantes da sociedade civil organizada, nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a partir das 19h, para discutir o assunto. As lives podem ser assistidas por meio do link.
Em maio, uma manifestação foi realizada na Praia Rasa. Os protestantes caminharam até o Rio Una em defesa da preservação do ecossistema. Estavam presentes movimentos sociais, ambientalistas, vereadores e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O projeto de lançamento de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’S) foi proposto pelo Consórcio Municipal Lagos São João (CILSJ). Caso o projeto aconteça, o Rio e o Mangue de Pedra, na Praia Rasa, poderão sofrer um impacto. Os movimentos que vão contra a proposta contestam que o resultado seja negativo, com impacto em um dos ecossistemas raros e valiosos da cidade, o Mangue.
Representantes da sociedade civil e apoiadores estão preparando um documento oficial para que seja levado a organizações jurídicas, pois acreditam que assim unirá forças em defesa do Rio.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.