A vontade de ocupação de espaços públicos para se fazer eventos culturais de amplo acesso às pessoas que não estão acostumadas a estarem nestes espaços é a tônica do Coletivo Ónix. E a vez agora foi do Slam DuSal.
O Slam é um movimento que se espalhou no Mundo, onde poetas colocam seus poemas em “disputa” e no final se tem uma vencedora ou vencedor. No Brasil, rola em várias localidades, inclusive um campeonato nacional de Slam, que é o Slam Br.
A primeira edição do Slam DuSal aconteceu na parte da entrada do Teatro Municipal de Cabo Frio, no dia 17 de dezembro, reuniu 7 participantes, com as finalistas Natasha Ellen e Maria Esther, sendo a vencedora, a Maria Esther.
Poemas de impacto, voltados pra questões do que é ser preto na sociedade e do que é ser mulher foram a lírica do evento, com presença forte da juventude, participando e ajudando no julgamento dos participantes.
A próxima edição rolará em fevereiro, com a ideia se ter pelo menos um Slam mensal. Coletivo Ônix, presta atenção nesse nome.