Rede social foi sucesso no ano 2000 e reuniu mais de 300 milhões de pessoas enquanto esteve ativo
Os saudosos e nostálgicos do ano 2000 podem se preparar, porque há grandes chances do Orkut.com voltar. O site foi reativado e traz na página inicial uma mensagem do criador, Orkut Büyükkökten, em inglês e português. O engenheiro de software fala sobre a história da rede social, faz uma crítica às outras plataformas e provoca suspense quando diz que está “construindo algo novo”.
O texto faz uma viagem no tempo sobre a história da rede social e os motivos de ter se tornado tão forte no mundo. Segundo idealizador, foi porque foi feita “para servir, e não para dividir”. Ele também destaca o ódio online nos dias de hoje e deixa claro que o Orkut tem outra pegada, a promoção de conexões autênticas.
“Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos”.
No fim da mensagem diz se um otimista e que acredita no poder da conexão para mudar o mundo.
“Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais (…) E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”. No final ainda pede para que os interessados em ficar por dentro das atualizações se inscreveram deixando o endereço de e-mail.
Para os novatos, o Orkut era semelhante ao Facebook, o site funcionava contava com página pessoal, com fotos, depoimentos e recados; além das comunidades, onde pessoas com interesses comuns se reuniam.
A rede social foi criada em 2004, quando o engenheiro era estudante de pós-graduação em Stanford. A empresa Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o fechamento em 2014. Enquanto esteve ativo, reuniu mais de 300 milhões de pessoas.
Leia a mensagem na íntegra clicando aqui.