Menu

Cidades

Sistema de esgotamento sanitário da Região dos Lagos recebe melhorias

Entensão-de-rede-de-esgoto-em-Búzios-1

Prolagos investe na reforma de unidades, ampliação de rede coletora e em manutenções preventivas

Ampliação da rede coletora de esgoto, melhorias operacionais, reformas e trocas de equipamentos nas estações de tratamento e no sistema de captação. Essas são algumas ações desenvolvidas pela Prolagos ao longo de abril com foco no aperfeiçoamento no sistema de esgotamento sanitário nos municípios da área de concessão: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Saindo dos imóveis, passando pela rede coletora, unidades de bombeamento até chegar às estações de tratamento, o esgoto percorre um grande caminho até retornar ao meio ambiente dentro dos padrões estabelecidos pelas autoridades ambientais, fechando o ciclo a água.

Em Búzios, próximo à Praia da Armação, foram assentados 40 metros de rede coletora de esgoto na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no trecho a partir da esquina com a Travessa Santana, no bairro Village de Búzios. Após a finalização dos serviços que amplia a cobertura na parte central, os imóveis foram interligados ao sistema, garantindo a máxima eficiência da obra. O esgoto coletado nos imóveis nesta localidade seguirá por uma tubulação exclusiva até a estação de tratamento, no bairro São José, passando por um sistema de bombeamento, que inicia pela Estação Elevatória dos Ossos. O balneário conta ainda com o sistema separador absoluto nos bairros Centro, João Fernandes, Geribá e Manguinhos, onde recentemente foi inaugurada uma nova estação elevatória, a Porto da Barra 2. Ainda em Búzios, a elevatória Bambuzal recebeu novos tubos guias.

Melhorias na elevatória bambuzal / foto divulgação

Responsáveis por levar as contribuições até o tratamento, as redes sempre tiveram atenção especial e passam por limpezas preventivas rotineiramente. Além disso, recentemente, a empresa iniciou a troca dos tampões dos poços de visita das redes coletoras de esgoto que apresentam algum dano. O bom estado destas peças evita a entrada de objetos sólidos nas tubulações, o que pode provocar entupimento. A medida garante ainda a segurança dos pedestres e veículos que passem sobre eles.

As estações de tratamento também receberam melhorias. Em Cabo Frio, o adensador do lodo foi reformado e em São Pedro da Aldeia, a restruturação na área que recebe os resíduos que chegam pelos caminhões limpa fossa aumentou a retenção de areia antes do início do tratamento preliminar, contribuindo para a preservação dos equipamentos e das tubulações que fazem parte do processo de tratamento.

A unidade teve ampliada a capacidade do sistema de desidratação do lodo resultante do tratamento e ganhou uma nova centrífuga, equipamento responsável por esta fase. A estação de Búzios recebeu a mesma intervenção. “Esta etapa é fundamental para garantir a eficiência de todo o tratamento. Enquanto parte da massa orgânica retorna aos reatores biológicos para manter o controle e o equilíbrio do sistema, o restante é desidratado pela centrífuga e encaminhado ao aterro sanitário”, explica o gerente operacional Mário Gonçalves.

Extensão de rede de esgoto em Búzios / foto divulgação

As ações fazem parte do Programa de Melhoria Contínua no Sistema de Esgotamento Sanitário dos cinco municípios da área de abrangência da Prolagos. Para tratar o esgoto da região, a concessionária possui sete Estações de Tratamento, com capacidade total para tratar 97 milhões de litros por dia.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral