O Sindsol – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Armação dos Búzios participou nesta semana da abertura do Sicomércio 2025, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. A iniciativa reuniu lideranças sindicais de todo o país com foco no fortalecimento das entidades representativas e no debate sobre os desafios e o futuro do setor de comércio e serviços.
Durante a cerimônia, o presidente da Fecomércio RJ e vice-presidente administrativo da CNC, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou em seu discurso o papel estratégico do setor terciário na economia nacional. “O comércio representa mais de 80% do PIB nacional. Somos a porta de entrada para a igualdade social. Precisamos gritar isso com força para que seja ouvido”, afirmou, em defesa da valorização do segmento.
Segundo o Sindsol, a participação no Sicomércio reafirma o compromisso da entidade com os trabalhadores da hotelaria, alimentação e comércio da região dos Lagos. Para o presidente licenciado do sindicato, Thomas Weber, o momento é de engajamento e defesa de pautas estruturantes. “É fundamental estarmos presentes nesses espaços onde se debate o futuro do trabalho, da economia e dos direitos dos trabalhadores. O Sindsol segue atuante, representando com firmeza os interesses da categoria e defendendo políticas públicas que promovam emprego e valorizem os profissionais do comércio”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento o presidente da CNC, José Roberto Tadros, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. A pauta de discussões incluiu temas como reforma administrativa, ambiente de negócios, carga tributária e a atuação das entidades sindicais na promoção do desenvolvimento sustentável.
Segundo os organizadores, o Sicomércio é um dos principais fóruns de interlocução do setor terciário no país, permitindo a articulação de ações conjuntas entre sindicatos, federações e confederação para influenciar políticas públicas e fortalecer o papel social das entidades representativas.