Search
Degradê com CSS

SINDSOL reinicia campanha em Búzios pela obrigatoriedade do cardápio em braille

WhatsApp Image 2018-08-30 at 11.02.01

Por Gustavo Henrique Medeiros

Roberto e Luis, atletas paraolímpicos em Búzios na campanha do Cardápio em Braille, em parceria com a URECE. Foto: Gustavo Medeiros.

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindsol), junto com outras entidades que integram o PACTO – União das Entidades Civis, formada pela Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Associação de Pousadas de Búzios (APB) e Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) vai reiniciar neste segundo semestre de 2018, a campanha de divulgação da obrigatoriedade do Cardápio em Braille. O decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.

Esta campanha, desenvolvida em parceria com a URECE, organização sem fins lucrativos que promove atividades esportivas e culturais com a renda obtida com a venda dos Cardápios em Braile, tem como objetivo, “ estimular os estabelecimentos a disponibilizarem o Cardápio em Braille e acima de tudo, pratica da acessibilidade“. Em Búzios, a campanha mobilizou mais de 10 restaurantes, bares e afins, que já dispõem de Cardápio em Braille, alguns traduzidos para o inglês e espanhol.

VAMOS PRATICAR A ACESSIBILIDADE

De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) e da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), empresário Thomas Weber, a campanha vai consistir na visita aos estabelecimentos associados, incentivando o cumprimento do decreto:

– Vamos continuar estimulando o comércio de Búzios a praticar a acessibilidade. É demais importante, o cumprimento desse decreto, pois vai facilitar bastante o trânsito de pessoas com deficiência visual em todos os estabelecimentos em Búzios – comentou o empresário que conta na campanha, com atletas paraolímpicos do esporte brasileiro como futebol para cegos, goalball, atletismo e natação. A velocista Jhúlia Karol, 26 anos, medalha de bronze nas olimpíadas de Londres em 2012; e o seu treinador e atleta guia Fábio Dias, eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2015 como melhor treinador, participam da campanha.

Em 2016, em virtude da grande repercussão da campanha na mídia – televisão, jornal, rádio e eletrônica, o SindSol foi convidado para fazer a mesma campanha em Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio. Na Cidade Imperial, juntamente com os atletas paraolímpicos, o Sindicato de Búzios, representado pelo seu presidente, Thomas Weber, recebeu homenagem na Câmara Municipal de Petrópolis, por relevantes serviços prestados a acessibilidade.

A URECE presta relevantes serviços há sociedade carioca há 12 anos, já conquistou 17 medalhas paraolímpicas, 60 atletas e já produziu 521 cardápios.

Os estabelecimentos em Búzios, que possuem o Cardápio em Braille são: Parvati, Picanha do Gugu, Primitivo, Cigalon, Bananaland, Ju e Pinguin, Pousada Byblos, Buzin, Anexo Bar, Mama Mia, Lorenzo e Bahiaamarela.
Para mais informações sobre o Cardápio em Braille, basta entrar em contato com a URECE – (21) 3172 0218 ou pelo email [email protected]. Você também pode acessar o site www.urece.org.br.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!