Prefeitura iniciou operação especial para o feriado prolongado nesta sexta (25)
O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (Sindsol) estima que o balneário tenha 78% de ocupação hoteleira neste Carnaval. Ainda há expectativa desse número subir para 80%. Com previsão de chegada dos visitantes, o município iniciou nesta sexta-feira (25), uma operação especial de segurança e ordenamento que tem como integrantes as secretarias de Segurança e Ordem Pública, Saúde, Ambiente e Serviço Público. Agentes do Grupo Integrado de Fiscalização (GIF) e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) também participam das ações, que terminam no dia 6 de março.
A Guarda Civil Municipal atua em pontos estratégicos com efetivo fixo e em viaturas. Além disso, junto com a Fiscalização de Posturas e outras forças de segurança, haverá várias operações contra diversos tipos de irregularidades no decorrer do feriado. Nas praias, os agentes atuam em conjunto com a Postura no combate à cobrança ilegal de estacionamento, na fiscalização do trânsito e no ordenamento das praias. No Centro, as ruas já recebem o serviço dos guardas, que trabalham diariamente até o comércio fechar. No período de Carnaval, eles contam com apoio de duas viaturas e duas motocicletas.
Para fiscalização do comércio, os agentes trabalham em conjunto com a Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde, no combate à disseminação do coronavírus, além do cumprimento dos protocolos de segurança obrigatórios.
O Proeis contribui com a ação através de patrulhamentos pelas áreas de maior movimentação turística. O programa trabalha com policiais que em suas horas de folga prestam serviço exclusivo para a Prefeitura de Búzios, auxiliando no patrulhamento ostensivo e nas secretarias. Neste final de semana, o Proeis dará ênfase às praias, Centro e rondas de patrulhamento pelos bairros do município.
As ações da Secretaria de Serviços Públicos ocorrem de forma contínua em todos os pontos da cidade. Considerando o horário noturno do funcionamento dos restaurantes e comércios no Centro da cidade, foi implantada a coleta da madrugada, a partir das 4h30. A pasta adquiriu novos contentores de lixo e estão sendo instalados em diversas ruas da cidade para facilitar o descarte consciente do lixo, seja o doméstico ou os de demais origens.