Pular para o conteúdo
Search

Sindsol e Urece divulgam cardápio em braille nos restaurantes de Búzios

Com mais de 300 restaurantes em Búzios, apenas 20 estabelecimentos possuem o Cardápio em Braille, alguns com dois ou três idiomas, como Buzin, Lourenzo, Cigalon, Espaço Byblos, Picanha do Gugu, Restaurante do David, Mr. Dian, Ju Pinguin e Parvati:

O  restaurante Buzin é um dos poucos que tem o cardápio em Braille , Na foto  judoca Roberto Nunes com o gerente do estabelecimento na foto de Capa com os presidentes Hector Sirera e Thomas Weber, Associação de Hoteis e Convention Bureau respectivamente

Com um ano de idade, Roberto Nunes da Paixão, hoje com 40, contraiu uma febre muito forte que lhe tirou 100% de sua visão. O tempo foi passando e aos 16 anos, esse carioca que esbanja vontade de viver, começou a praticar o judô com total incentivo de sua família. Sua determinação foi tão grande, que ele coleciona inúmeros títulos neste esporte: 12 vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial e bronze nos Jogos Pan-Americano disputados no Rio de Janeiro. Atleta paraolímpico, Roberto conheceu vários países como Itália, Estados Unidos, França, Argentina, Turquia, dentre outros, representando o Brasil no judô.

Pela segunda vez consecutiva, Roberto vem a Búzios, a convite do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) para mais um ano de campanha de divulgação do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”. Recebido pelo presidente do órgão sindical, o empresário Thomas Weber, a campanha vai contar com o apoio do PROCON-RJ:

“Nossa intenção é sensibilizar os empresários da hotelaria e da gastronomia de Búzios a praticar a acessibilidade, adquirindo apenas um cardápio que custa R$ 150,00. É barato, rápido e fácil. Basta enviar por email o seu cardápio em arquivo word e enviar para a URECE. Em uma semana, você recebe a sua solicitação já devidamente encadernado.”,   explicou o empresário.

Com mais de 300 restaurantes em Búzios, apenas 20 estabelecimentos possuem o Cardápio em Braille, alguns com dois ou três idiomas, como Buzin, Lourenzo, Cigalon, Espaço Byblos, Picanha do Gugu, Restaurante do David, Mr. Dian, Ju Pinguin e Parvati:

 

“Já imaginou entrar em um restaurante e não saber o que tem para comer? Já pensou chegar em um hotel e não conhecer os serviços disponíveis? No Brasil, existem mais de 8,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 700 mil cegas e sete milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É exatamente isso que pretendemos com esta campanha, sensibilizar os empresários quanto a importância da acessibilidade.”, ressaltou o judoca.

O advogado Racine Filho, coordenador do PROCON – RJ, em Búzios, autarquia de proteção e defesa do consumidor do Governo do Estado, lembrou que trata-se de uma lei moderna que atende todas as iniciativas tomadas pelo PRONCON sobre qualidade de serviços para o deficiente visual.

A Urece oferece serviço de produção de material em braille, como cardápios, apostilas, livros e demais materiais de impressão. Atende empresas como a rede KFC, Windsor, Bob’s, Brasas entre outros clientes.

Quando o estabelecimento oferece este tipo de material para clientes cegos, está não apenas expandindo seus negócios, como também entrando em conformidade com a legislação vigente, pois desde 2002, com a Lei 3.879, estabelecimentos comerciais devem oferecer materiais impressos em braille para os clientes.

A Urece também disponibiliza impressões em letras ampliadas para facilitar o acesso à pessoas de baixa visão e idosos. Toda a verba arrecadada com a venda dos materiais é revertida para as atividades esportivas e culturais que a Urece oferece para pessoas com deficiência visual.

Para entrar em contato com a URECE 

Urece Esporte e Cultura para Cegos
www.urece.org.br
21 – 3172 0218
[email protected]

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.