Com mais de 300 restaurantes em Búzios, apenas 20 estabelecimentos possuem o Cardápio em Braille, alguns com dois ou três idiomas, como Buzin, Lourenzo, Cigalon, Espaço Byblos, Picanha do Gugu, Restaurante do David, Mr. Dian, Ju Pinguin e Parvati:
Com um ano de idade, Roberto Nunes da Paixão, hoje com 40, contraiu uma febre muito forte que lhe tirou 100% de sua visão. O tempo foi passando e aos 16 anos, esse carioca que esbanja vontade de viver, começou a praticar o judô com total incentivo de sua família. Sua determinação foi tão grande, que ele coleciona inúmeros títulos neste esporte: 12 vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial e bronze nos Jogos Pan-Americano disputados no Rio de Janeiro. Atleta paraolímpico, Roberto conheceu vários países como Itália, Estados Unidos, França, Argentina, Turquia, dentre outros, representando o Brasil no judô.
Pela segunda vez consecutiva, Roberto vem a Búzios, a convite do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) para mais um ano de campanha de divulgação do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”. Recebido pelo presidente do órgão sindical, o empresário Thomas Weber, a campanha vai contar com o apoio do PROCON-RJ:
“Nossa intenção é sensibilizar os empresários da hotelaria e da gastronomia de Búzios a praticar a acessibilidade, adquirindo apenas um cardápio que custa R$ 150,00. É barato, rápido e fácil. Basta enviar por email o seu cardápio em arquivo word e enviar para a URECE. Em uma semana, você recebe a sua solicitação já devidamente encadernado.”, explicou o empresário.
Com mais de 300 restaurantes em Búzios, apenas 20 estabelecimentos possuem o Cardápio em Braille, alguns com dois ou três idiomas, como Buzin, Lourenzo, Cigalon, Espaço Byblos, Picanha do Gugu, Restaurante do David, Mr. Dian, Ju Pinguin e Parvati:
“Já imaginou entrar em um restaurante e não saber o que tem para comer? Já pensou chegar em um hotel e não conhecer os serviços disponíveis? No Brasil, existem mais de 8,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 700 mil cegas e sete milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É exatamente isso que pretendemos com esta campanha, sensibilizar os empresários quanto a importância da acessibilidade.”, ressaltou o judoca.
O advogado Racine Filho, coordenador do PROCON – RJ, em Búzios, autarquia de proteção e defesa do consumidor do Governo do Estado, lembrou que trata-se de uma lei moderna que atende todas as iniciativas tomadas pelo PRONCON sobre qualidade de serviços para o deficiente visual.
A Urece oferece serviço de produção de material em braille, como cardápios, apostilas, livros e demais materiais de impressão. Atende empresas como a rede KFC, Windsor, Bob’s, Brasas entre outros clientes.
Quando o estabelecimento oferece este tipo de material para clientes cegos, está não apenas expandindo seus negócios, como também entrando em conformidade com a legislação vigente, pois desde 2002, com a Lei 3.879, estabelecimentos comerciais devem oferecer materiais impressos em braille para os clientes.
A Urece também disponibiliza impressões em letras ampliadas para facilitar o acesso à pessoas de baixa visão e idosos. Toda a verba arrecadada com a venda dos materiais é revertida para as atividades esportivas e culturais que a Urece oferece para pessoas com deficiência visual.
Para entrar em contato com a URECE
Urece Esporte e Cultura para Cegos
www.urece.org.br
21 – 3172 0218
[email protected]