Nessa última segunda-feira (21) o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) protocolou uma denúncia na Marinha, através da Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, de um grande descarte de algum produto químico no sábado (19), por volta das 11h no Porto de Imbetiba.
De acordo com o Sindpetro-NF esse descarte foi feito pelo navio “Bartura” da empresa Wilson Sons, comprovado em vídeo enviado por moradores ao Sindicato. Próximo ao local, há uma praia e os produtos descartados podem afetar e contaminar banhistas. O despejo só pode ser visto do alto, porque no nível da areia o banhista só veria uma onda.
A direção do sindicato explica que a atividade do navio descumpre o anexo II da Marpol 73/78 que trata do descarte correto de substâncias líquidas. Essa norma determina, entre outras coisas, que o descarte tem que ser feito a uma distância superior a 12 milhas náuticas da terra e onde a profundidade não seja inferior a 25 metros.
O Sindipetro-NF ainda informa que acompanhará o andamento da denúncia e sugere aos trabalhadores que continuem a denunciar casos semelhantes. Também solicita aos banhistas que estavam na praia de Imbetiba no sábado e que tenham notado alguma alteração no seu corpo naquela data que encaminhem relatos através do e-mail: [email protected].