O Sindipetro-NF recebe, neste mês da Consciência Negra, a doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação/UFRJ e especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz, Luciene da Silva Lacerda, que fará a palestra “A Cor do Assédio”, com um recorte na questão do assédio moral, com enfoque da discriminação racial. A atividade acontece nesta terça(13) às 18h30, na sede do Sindipetro-NF em Macaé.
Luciene Lacerda tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Assédio Moral e Trabalho e Saúde da População Negra. A pesquisa atuando principalmente com os temas trabalho, assédio moral, sofrimento, assédio racial, assédio de gênero, saúde do trabalhador e saúde da população negra. Ela é integrante da coordenação de Ações Feministas do Instituto Búzios e do Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ.
A palestra faz parte de uma série de atividades para discutir as formas de assédio que atingem os trabalhadores e trabalhadoras. No dia 18 de outubro o Sindipetro-NF sediou a palestra “Quando o trabalho adoece e mata”, com a professora Terezinha Martins. Doutora em psicologia pela PUC-SP e integrante do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO.
Durante esse ano, o sindicato também promoveu em suas mídias e redes sociais uma campanha publicitária contra outra forma de assédio, o sexual, e fez setoriais com a categoria para debater o tema.