O Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros) do Norte Fluminense realiza no dia 19, em Macaé, a Marcha das Margaridas. Com objetivo de debater a participação das mulheres da região, o evento também será realizado no dia 25, em Campos dos Goytacazes.
As plenárias são abertas as todas pessoas interessadas em participar da Marcha das Margaridas em Brasília. Com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”, acontece nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, em Brasília, a maior ação organizada por mulheres do campo, da floresta e da cidade, a Marcha das Margaridas 2019.
O sindicato informou que disponibilizará dois ônibus para a marcha e essas plenárias serão para repassar orientações, debater o significado e definir quem poderá participar da atividade.
A luta de Margarida Maria Alves
Realizada desde o ano 2000, a marcha recebe o nome da líder sindical e trabalhadora rural Margarida Maria Alves, assassinada no dia 12 de agosto de 1983, em Alagoa Grande/PB, porque lutava pelos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e que eram explorados e exploradas por usineiros e latifundiários da região do Brejo Paraibano.