O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) realizará na próxima segunda e quarta-feira, 22 e 24, atos nos aeroportos de Cabo Frio e Macaé, respectivamente. O objetivo é levar ao trabalhador a importância da discussão sobre o Benzeno.
O agente químico, altamente cancerígeno, faz parte do cotidiano de muitos trabalhadores do Sistema Petrobras, que muitas das vezes desconhecem os riscos aos quais estão expostos. Para isso, existe a Comissão Estadual do Benzeno, que tem como objetivo informar os trabalhadores sobre os agentes químicos que estão sendo expostos, os seus riscos, além de buscar ações que ajudem a proteger esses trabalhadores. O problema é que desde março, não há agenda dessa comissão, deixando o assunto em segundo plano.
De acordo com o Sindipetro-NF, apesar da importância das ações da comissão, desde março, que não há agenda. A bancada dos trabalhadores vem tentando negociar com as outras duas bancadas uma data para se reunir, mas até o momento não foi fechada uma agenda. O motivo é que a FIRJAN, que é coordenadora da bancada patronal, tem criado dificuldade em cumprir a agenda da CEBz-RJ. Ainda na visão do sindicato, essa atitude de esvaziamento por arte da FIRJAN tem a ver com o período eleitoral pelo qual o país passa.
Ainda de acordo com o Sindipetro NF, caso não haja uma mudança na postura dos envolvidos, a ideia é tomar uma atitude política mais firme.