Pular para o conteúdo
Search

Sindipetro-NF denuncia surto de Covid-19 em pelo menos 20 plataformas na Bacia de Campos

A foto foi tirada na noite desta quinta-feira (20). Foto divulgação

Instituição divulgou foto de trabalhadores contaminados dormindo na área externa das instalações da P-52

O Sindipetro-NF divulgou uma foto na manhã desta sexta-feira (21) que mostra trabalhadores da P-52 dormindo na área externa das instalações após o surto de Covid-19. Segundo a instituição, essa não é a única unidade com trabalhadores contaminados, foram recebidas denúncias de mais de 20 plataformas. A instituição denuncia a Petrobras por negligência em manter trabalhadores contaminados a bordo, além de embarques e desembarques de rotina como se nada estivesse acontecendo.

A foto foi tirada na noite desta quinta-feira (20). De acordo com o Sindipetro-NF todos os contactantes, que compartilhavam o camarote com trabalhadores, que testaram positivo para Covid-19, foram obrigados a pegar seus pertences, incluindo toalha e roupa de cama, e irem para a área externa do casario.

Outra plataforma que está com surto de Covid-19 é a P-51, segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, pelo menos 40 trabalhadores testaram positivo para o vírus, isso sem mencionar os contaminados que estão no flotel acoplado a unidade. Na terça-feira (18), o Sindicato foi informado que dois trabalhadores contaminados teriam embarcado no fim de semana para a P-51. Eles estavam no hotel cumprindo o pré-embarque desde quarta-feira (12) quando realizaram a primeira testagem, que deu resultado negativo. Como o voo, que estava agendado para sexta-feira (14), foi adiado para o sábado (15) uma nova testagem foi realizada e o resultado sairia à tarde, mas o embarque ocorreu pela manhã, contrariando o próprio protocolo.

Ainda de acordo com o sindicato, outro ponto agravante é que a P-51 já estava em possível surto com diversos casos suspeitos de Covid-19 e mesmo assim a empresa insistiu no embarque de novos trabalhadores. Para o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, esse cenário mostra a ineficácia dos protocolos adotados pela empresa.

“Esse resultado positivo dois dias após um resultado negativo, reforça a necessidade da testagem a bordo, que o Sindipetro-NF vem reforçado, desde o início da pandemia. Isso está, inclusive, no protocolo do sindicato, que foi aprovado pela Fiocruz e também faz parte das recomendações do MPT. Além disso, é necessário reforçar os protocolos de transporte, hospedagem e confinamento da Petrobrás, que ao que parece não estão sendo suficientes para garantir que os trabalhadores não sejam contaminados durante o período pré-embarque”, declarou.

A diretoria do Sindipetro-NF e da Federação Única dos Petroleiros já fizeram várias denúncias ao MPT e irão à justiça pedindo desembarque dos trabalhadores e interdição imediata de todas as unidades que passam por surtos.

Ainda nesta sexta, a diretoria do sindicato também irá à delegacia denunciar os gestores da Petrobrás por “tentativa de assassinato”, pois além das falhas nos protocolos, já apontadas inúmeras vezes pelo sindicato, ainda existem descumprimentos constantes dos protocolos, que colocam em risco a vida de centenas de trabalhadores.

“A diretoria do Sindipetro-NF está recebendo várias denúncias e a situação, mas parece que o negacionismo do presidente da República se reflete nas plataformas da Petrobrás, que tem mantido os trabalhadores confirmado com Covid a bordo, em alguns casos, por mais de cinco dias com sintomas gripais”, declarou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

O sindicato pede que os trabalhadores continuem enviando denúncias no e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp do Sindicato (22) 988376935. A identidade do denunciante é preservada.

Em nota, a Petrobras informou que “foi realizada testagem em massa dos colaboradores da P52. Conforme previsto nos protocolos adotados pela companhia para prevenção e contágio pela Covid-19, foram tomadas medidas para isolamento dos profissionais com resultado positivo. Todos os novos casos confirmados são assintomáticos ou com sintomas leves, e estão sendo desembarcados, com acompanhamento permanente pela área de Saúde da Petrobras. Alguns trabalhadores foram solicitados a permanecer na área externa da plataforma durante um processo de higienização de seus camarotes e voluntariamente decidiram esperar deitados. Logo após o fim do processo de limpeza, eles retornaram aos camarotes”.

A nota diz ainda que “a Petrobras desempenha atividades operacionais que asseguram o atendimento de bens e serviços de primeira necessidade. Essas atividades nunca foram interrompidas e estão sendo desempenhadas de forma contínua e de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança: testagem; distanciamento físico; uso obrigatório e adequado de máscaras; procedimentos de higienização de mãos e equipamentos; adequação de efetivo; identificação e isolamento precoce de colaboradores com sinais e sintomas da doença; orientação permanente sobre medidas preventivas de combate à Covid-19; dentre outros. Infelizmente, observa-se o aumento dos casos em todo o Brasil e esse aumento de incidência da Covid-19 no país tem reflexo também entre os colaboradores da indústria de óleo e gás”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.