Pular para o conteúdo
Search

Sindipetro-NF denuncia Petrobras por falta de liberdade sindical

Representantes da instituição foram até a estatal chamar os trabalhadores para a assembleia e relataram a presença constante de um segurança durante a visita

Representantes do Sindipetro-NF foram até a sede da Petrobras em Macaé, nesta quarta-feira (29), para chamar os trabalhadores para a assembleia, que será realizada na semana que vem. Mas eles relataram ter se sentido intimidados pela presença de um segurança patrimonial durante a visita e denunciam a estatal por falta de liberdade sindical. Alegaram ter parâmetros para entrar na empresa assegurados por lei. 

Na ocasião estavam o coordenador-geral, Tezeu Bezerra e diretores do sindicato. Tezeu gravou um vídeo relatando o caso e postou nas redes sociais. Assista:

“O sindicato tem garantia por lei de adentrar todas as bases e, inclusive, não só ela lei, mas nós somos signatários da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é signatário e tem liberdade sindical, temos acordo coletivo de acesso a nossas bases, locais de trabalho”, relatou Tezeu Bezerra à Prensa.  

Ele explicou que 2002 o acesso de todos os diretores do sindicato nas bases da região foi bloqueado. Tiveram que entrar na justiça e ganharam o processo, mas mesmo assim a empresa demorou a liberar a entrada novamente, e, finalmente quando liberou, colocou um segurança para acompanhar os sindicalistas.

“Foi uma situação extremamente desnecessária, constrangedora, pois representamos legalmente os trabalhadores. Temos 11 mil filiados, o maior sindicato petroleiro da América atina e simplesmente nos tratam dessa forma.  A gente vai entrar com as medidas cabíveis sobre essa falta de liberdade sindical e vamos seguir firme na luta. Isso não vai intimidar a gente não”, finalizou Tezeu. 

A Prensa pediu um posicionamento da Petrobras sobre o assunto e aguarda retorno.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.