Pular para o conteúdo
Search

Sindicato participa da apresentação do novo comando da Guarda Municipal de Rio das Ostras

Plano de Cargos e Carreira, regularização da carga horária de escala de plantão, novas viaturas, uniforme e armamento. Esses são alguns compromissos anunciados pela atual gestão da Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras – Sesep. O objetivo é motivar os servidores, além de melhorar a visão da população sobre a Guarda Municipal.  Na manhã desta quinta-feira, 26, centenas deles se reuniram no Teatro Popular para uma reunião geral com o comando da pasta. O Sindicato dos Servidores Públicos do Município – SindServ- RO foi representado pelo coordenador geral, Alekisandro Portela e pelo coordenador financeiro, Adilson Gomes, ambos também guardas concursados.

“Estamos surpresos com a proatividade da nova equipe da Secretaria. Há menos de duas semanas de gestão, já conseguimos observar que o pleito dos servidores tem sido ouvido com seriedade e perspicácia. Será uma grande vitória da categoria conquistar os direitos que há muito vimos reivindicando”, declarou Portela.

O secretário de Segurança Pública, Marcus Rezende, delegado da Polícia Civil, afirmou que fará uma gestão “transparente, participativa e amiga”, garantindo condições de trabalho para os guardas municipais, bem como o diálogo constante. “Meu gabinete estará sempre com a porta aberta para todos os servidores”.

Ladeado pelo comandante e subcomandante da Guarda Municipal, Renato Bersot e Roberto Nunes, Rezende destacou a importância do trabalho coletivo e defendeu a integração, social e profissional, entre as Corporações das Polícias Militar e Civil.

“Vocês não atuam apenas como guarda patrimonial, vocês são policiais municipais. Minha decisão é armá-los, até porque existe determinação legal para isso”, disse o secretário, durante a reunião com os guardas. Contudo, Marcus Rezende ressalta que antes é necessário um profundo treinamento, baseado na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Desde o início deste mês, guardas de todos os municípios do Brasil passaram a poder portar arma de fogo até mesmo fora de serviço. Isso porque o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu por liminar a autorização.

O secretário também destacou a importância de informar aos demais órgãos policiais que os Guardas Municipais possuem prisão especial. Com isso, qualquer ocorrência envolvendo estes profissionais deve ser observada a Lei Federal.

GRATUIDADE – A atual gestão da Secretaria de Segurança Pública conseguiu viabilizar a emissão gratuita da certidão de antecedentes criminais para os guardas de Rio das Ostras. O documento, que custa mais de R$60, é necessário para a emissão ou renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), exigido pela Polícia Federal. De acordo com a guarda Ana Fraga, antes do pedido oficial, feito pelo secretário Marcus Rezende, os guardas eram obrigados a pagar, mesmo sendo um direito da categoria, por já se enquadrar como agente de segurança pública. Ana Fraga destaca que a demais taxas de recolhimento da união são gratuitas. Ela explica que aqueles servidores que tiverem interesse em requisitar ou regularizar o registro da arma, devem procurar a Sesep para obter cópia do ofício e apresentar no Fórum para se beneficiar com a gratuidade.

Outra medida anunciada durante a reunião e que fez também com que os guardas ovacionassem o novo secretário de Segurança é o pedido de revogação do decreto que estabeleceu a carga horária de 176 para escala de plantão. “No edital do concurso feito pela categoria estava especificada a carga horária total de 40 horas semanais. Portanto, precisamos seguir aquilo que foi especificado”, justificou.

O secretário Marcus Rezende também destacou a revisão do projeto que regulamenta a Lei Federal 13.022 no município, que vai beneficiar os guardas, além de possibilitar a captação de recursos para investimentos em prol da categoria.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.