A gerente geral da agência no balneário, Clarisse Cruz, explica o diferencial da cooperativa financeira e conta sobre as metas até fim do ano
O modelo de negócios cooperativo está crescendo no Brasil, e há 15 dias o município de Búzios aderiu ao movimento de desenvolvimento socioeconômico por meio da expansão da Sicoob Sul. A instituição financeira que foi inaugurada no dia 28 de outubro é reconhecida no país e está em 326 municípios brasileiros com 5 milhões de associados. A Prensa conversou com a gerente geral da unidade da Siccob na península, Clarisse Cruz, para saber um pouco mais sobre a instituição, como a empresa foi recebida no balneário e as metas até o fim do ano.
Prensa: Diferente do que muitas pessoas pensam, o Sicoob Sul não é um banco. O que difere a empresa dos bancos tradicionais?
Clarisse: Nos bancos comerciais o lucro é dividido entre os acionistas e banqueiros, no Sicoob o resultado é dividido entre os cooperados proporcional a movimentação de cada um, nas suas respectivas agências, ou seja, o resultado volta também para as comunidades onde atua. O associado é chamado para dar sua opinião nas assembleias.
Prensa: Como surgiu o Sicoob e como tem sido a consolidação no mercado financeiro?
Clarisse: O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. Hoje somos mais de 5 milhões de associados, temos mais de 3 mil pontos de atendimento, única instituição financeira em 326 municípios.
Prensa: Como tem sido a repercussão da abertura da agência em Búzios?
Clarisse: Muito boa. A receptividade da comunidade nos surpreende positivamente, muitos já conheciam ou já tinham ouvido falar do Sicoob.
Prensa: O município já estava dentro do plano de expansão do grupo?
Clarisse: Sim. Desde a vinda do Sicoob Sul para o Estado do Rio de Janeiro em 2016 já se pensava na Região dos Lagos.
Prensa: A cooperativa tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros. O que o cooperado pode esperar da empresa?
Clarisse: Justiça financeira com as melhores taxas, atendimento personalizado, simplicidade e com responsabilidade social.
Prensa: Quantos correntistas a cooperativa já tem no balneário e como tem trabalhado para atrair novos cooperados?
Clarisse: Em 8 dias de funcionamento já temos 58 associados. Estamos trabalhando para alcançarmos 200 sócios até o final deste ano. Trabalhamos com indicação de sócios, estamos visitando porta a porta e fechando parcerias com o comércio, prefeitura e associações locais.
A rede oferece os serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobranças bancárias e pagamento eletrônico. Ao todo, são 34 agências nos Estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, 19 somente no Rio de Janeiro.
A agência Sicoob Sul em Búzios já está funcionando, das 11h às 16h, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, n° 10, em frente ao Hotel Pérola, no Centro. O banco segue todos os protocolos de combate à Covid-19.