Conhecido pelo seu humor com uma pitada de crítica a pastores corruptos, o Bispo Arnaldo foi motivo de muita polêmica, nesta semana, na Região dos Lagos e Norte Fluminense. Em pleno século XXI, as três apresentações programadas para acontecer em Macaé, São Pedro da Aldeia e Araruama sofreram com a censura, de acordo com a produção do humorista, por pressão de pastores locais.
Em Macaé, o evento precisou mudar de local. Após a proibição da administração municipal para que o show ocorresse no Teatro Municipal, conforme previsto, a produção do evento migrou a apresentação para o Hotel Gran Nobile, onde acontece o primeiro show do Bispo Arnaldo na região, nesta quinta-feira, 26. O ator Arnaldo Taveira, responsável pelo personagem Bispo Arnaldo, fez uma postagem em suas redes sociais pedindo ao público que leve 1KG de ração para cachorro ou gato. O material arrecadado será doado para a Casa dos Anjos, que realiza um belo trabalho na cidade.
Em São Pedro da Aldeia, a produção do evento conseguiu junto a secretaria de cultura liberar o show, que acontecerá nesta sexta-feira, 27, no Teatro Municipal. Mas a princípio, o município também tentou censurar a apresentação. Uma ação social também está prevista para ser realizada na cidade. O ator pediu ao público para levar 1Kg de alimento não perecível que será doado para uma instituição.
Já em Araruama, infelizmente, não foi possível encontrar um lugar para realizar a apresentação, em tempo hábil. Por isso, o show que aconteceria neste sábado, 28, foi cancelado. Porém, uma nova data está sendo estudo, assim como um novo local. A previsão é de que o show seja realizado no dia 11 de maio.
Em um vídeo postado na sua página o ator falou sobre o objetivo do seu show e lamentou ser necessário explicar o seu trabalho. “Algumas pessoas disseram que o meu personagem é um desrespeito a fé cristã, mas ele é apenas um reflexo de todo o desrespeito que existe dentro de muitas igrejas evangélicas, e esse não é censurado. Desrespeito é cobrar 30% do salário, é vender vassoura, toalha, ungida. É usar o dinheiro para comprar aviões, mansões, enquanto os fiéis passam fome”, comentou em parte do seu vídeo.