Pular para o conteúdo
Search

Setransol emite comunicado expondo dificuldades em manter o transporte coletivo diante do novo aumento do diesel

O Sindicato já tem apresentado a situação econômica das operadoras. Foto reprodução I Salineira

O sindicato destaca que as nove operadores do grupo já consideram reduzir a quantidade de ônibus

O Sindicato das Empresas de Transporte da Costa do Sol e Região Serrana (Setransol) emitiu um comunicado nesta terça-feira (10) alertando sobre os riscos de uma paralisação do transporte público em 16 municípios no interior do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato, o motivo é mais um aumento do óleo diesel em 8,9%, que passou a valer na terça-feira (10), e só agravou a crise no setor de transporte. As nove operadoras já consideram reduzir a quantidade de ônibus, entre elas, o Grupo Salineira que atende a Região dos Lagos.

“As empresas se veem obrigadas a promover uma redução de frota em horários de menor movimento durante a manhã, tarde e noite, e também nos finais de semana para priorizar a manutenção do serviço.  A medida visa impedir o colapso dos sistemas de transporte a curto prazo, estes que são responsáveis pelo deslocamento diário de milhares de pessoas que dependem diretamente dos ônibus e os têm em muitos casos como único meio de transporte”, disse um trecho do comunicado.

O Sindicato já tem apresentado a situação econômica das operadoras e feito alertas sobre a adequação do transporte e até mesmo uma possível paralisação. A instituição aponta a inércia dos governos municipais, estadual e federal ao acúmulo de prejuízos.

“Os custos operacionais estão em constante crescimento, tendo o diesel como principal custo das empresas de ônibus, representando uma fatia de cerca de 33% do total. O combustível responsável por dar mobilidade às concessionárias acumula alta desde o início do ano de 47%, de acordo com a Petrobras e o novo aumento pressiona ainda mais os operadores do sistema que não encontram alternativas para garantir a compra de óleo diesel na quantidade necessária”.

Outro ponto levantado pela Setransol é a ausência de medidas efetivas que também geram impacto na segurança pública.

“Milícias têm se instalado em áreas que o sistema de transporte já tem demonstrado deficiência no atendimento, ameaçando a população que se vê obrigada a utilizar um serviço clandestino, sem regulamentação e operado por grupos criminosos. De forma emergencial, é de extrema necessidade que o poder público adote medidas que garantam a continuidade de um serviço essencial para o desenvolvimento e a economia do interior do estado do Rio de Janeiro”, finalizou o comunicado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.