Search
Degradê com CSS

Setransol divulga carta aberta sobre situação econômica das empresas de transporte devido à alta dos combustíveis

Sindicato afirma que "o setor não consegue suportar tantos aumentos sucessivo". Foto Internet
Sindicato afirma que "o setor não consegue suportar tantos aumentos sucessivo". Foto Internet

Represente das operadoras relata que gastos com óleo diesel já representam 30% do custo das empresas e que há risco de diminuição do quadro de horários e até de paralisação total das atividades

O Sindicato das Empresas de Transporte da Costa do Sol e Região Serrana (Setransol) divulgou uma carta aberta à população, na tarde desta quarta-feira (16), em que relata a situação econômica das empresas de transporte com alta dos combustíveis. Segundo a representante das operadoras, os gastos que os gastos com óleo diesel já representam 30%  do custo das empresas e que há risco de diminuição do quadro de horários e até de paralisação total das atividades. 

A carta começa lamentando a situação crítica enfrentada pelo transporte coletivo no Brasil. “A redução do número de passageiros transportados, aliado ao congelamento das tarifas municipais há mais de três anos, o aumento generalizado dos insumos (pneus, peças, acessórios e outros) e de quase 25% somente na primeira quinzena de março no óleo diesel inviabilizam a continuidade dos serviços de transporte de passageiros”, disse um trecho do comunicado.

O Setransol afirma que o cenário é gravíssimo e destaca a inoperância dos governos municipais, estadual e federal ao longo de anos e os prejuízos miliários, que segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU), somente durante a pandemia foram de aproximadamente R$10 bilhões, além da perda de 70 mil postos de trabalho.

O Setransol afirma que “o setor não consegue suportar tantos aumentos sucessivos sem comprometer a qualidade, a eficiência, e em uma situação extrema, a continuidade dos serviços. No modelo tarifário atual previsto nos contratos de concessão, há necessidade de uma compensação do poder público ou o repasse do custo atualizado para a tarifa que é a única fonte de custeio de todo o sistema. Entretanto, o valor das tarifas também precisa ser revisto através de uma modificação da dinâmica do pagamento das gratuidades que são custeadas inteiramente pelos passageiros pagantes, tornando a tarifa elevada para quem depende do transporte é insuficiente para a manutenção dos serviços”, destacou outro trecho da carta.

Com isso, o sindicato alerta às autoridades sobre o risco de redução dos quadros de horários ao longo do dia, com exceção para os horários de pico e a paralisação dos serviços das empresas de ônibus na Costa do Sol e Região Serrana, caso não seja implementada nenhuma medida efetiva a curto prazo para garantir a sobrevivência do serviço de transporte público.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!