Setembro amarelo promove a conscientização pela valorização da vida e saúde mental. Campanhas dão ênfase à prevenção do suicídio
O tema da saúde mental é um dos principais debates no mês de setembro. A campanha do Setembro Amarelo ressalta a importância da ajuda profissional para manter o emocional saudável, além de promover a conscientização para a prevenção do suicídio.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha. A depressão é um transtorno mental que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença pode desenvolver incapacidade de controlar as emoções, além de ser uma das principais causas do suicídio.
Ainda de acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Qualquer pessoa que queira ou precise conversar pode entrar em contato, que é feito sob total sigilo e anonimato. O órgão é reconhecido como Utilidade Pública Federal, desde 1973.
O CVV pode ser encontrado pelo site; pelo telefone 188, que funciona 24h e de forma gratuita; por e-mail (disponível no site); ou pessoalmente, nos mais de 120 postos de atendimento em todo o país.
A psicóloga Patrícia Rocha Lima explica sobre a importância de se tratar da saúde mental. “A temática deve ser pensada e tratada de maneira ética. É primordial acolher e dialogar, sem julgamentos morais, um sujeito que, no lugar de enxergar opções distintas, vê apenas uma atitude definitiva e extrema como saída para suas angústias. A escuta profissional de Psicologia pode auxiliar o sujeito na ressignificação das suas experiências, de maneira que ele possa conceber alternativas diversas em detrimento de uma única e irreparável opção. Daí a importância do Setembro Amarelo. Abordar o assunto o retira da esfera dos tabus. Essa aproximação pode ensinar a sociedade a lidar com ele”.
A Prensa reforça a importância de se procurar ajuda profissional em casos de sintomas de depressão.