Num plenário lotado de mulheres, foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira (6/11), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a agenda de atividades do “Mês Estadual da Mulher Empreendedora”. Na sessão solene, conduzida pela deputada Tia Ju, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou que o momento é de valorização do papel da mulher na economia fluminense.
Este evento abre o Mês Estadual da Mulher Empreendedora e é uma celebração às mulheres do nosso estado, que é o mais feminino deste país. Somos 53% da população. Também é hora de todas as mulheres terem consciência de que terão o mês de novembro para marcar o empreendedorismo feminino. Estamos felizes por termos feito o lançamento aqui na capital, mas quero lançar um desafio aos 91 municípios: que façam ações com mulheres empreendedoras em suas cidades, com a sociedade civil, com as prefeituras, para mostrar a força da mulher à frente de seus empreendimentos – disse Heloisa.
Na semana passada, o governador Cláudio Castro sancionou a lei que institui o “Mês Estadual da Mulher Empreendedora”, que passa a ser comemorado, anualmente, em novembro. E coube à Secretaria de Estado da Mulher promover uma série de eventos e atividades ao longo deste mês, entre workshops, palestras e rodadas de negócios, voltados para as mulheres empreendedoras fluminenses.
Quatro mulheres foram convidadas a ocupar a tribuna e contar suas histórias: Marcilene Scantambulo, que há mais de 20 anos desenvolve projetos de inovação com foco em Inteligência Artificial; Célia Regina Domingues, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil; Dayse Valença, da ONG Asplande; e Andréa Carvalho, cofundadora da Papel Semente, empresa de papel artesanal.
A cerimônia contou com a presença de um time feminino na mesa de abertura, entre elas, a deputada estadual Tia Ju, autora da lei que incluiu o mês do empreendedorismo no calendário oficial do estado; a deputada estadual Célia Jordão; a deputada federal Soraya Santos; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Fernanda Curdi; a presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, Carla Christina F. Pinheiro; e a tabeliã do 15º Ofício de Notas, Fernanda Leitão.
Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 19 de novembro como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. No Brasil, a Lei Federal nº 14.667/23 instituiu a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, com objetivo de promover a troca de experiências e a educação empreendedora entre as mulheres. No Rio de Janeiro, foi aprovada na Alerj a lei Nº 2108/2023, que inclui no calendário oficial do estado do Rio de Janeiro o Mês Estadual da Mulher Empreendedora.
Confira a programação do mês de novembro:
Calendário Mês Estadual da Mulher Empreendedora
07- Encontro com Empreendedoras da Zona Sul – Parceria com Associação de Negócios do Brasil / Rio de Janeiro
09 – Reunião de articulação da Rede de Mulheres Empreendedoras – Parceria Prefeitura de Areal
09- Elas Inspiram Zona Oeste – Edição Protagonismo da Mulher Empreendedora – Rio de Janeiro
12 – Feira Empreendedora do Amanhã – Parceria com Rio Solidário – Belford Roxo
13 – Empreenda + Mulher – Parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico / Niterói
17 – Abertura da Feira Preta – Parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios
18 – Feira Preta – Parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios
21- Encontro com Empreendedoras da Baixada – Nova Iguaçu
23 – Empreenda + Mulher – Parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico /Nova Friburgo
28 – Encontro com Mulheres Fortes, Corajosas & Empoderadas / Volta Redonda
29- Encontro com Empreendedoras Evangélicas – São João de Meriti
29 – Encontro com Empreendedoras de Arraial do Cabo
30 – Encerramento do Mês Estadual da Mulher Empreendedora