Rio das Ostras teve um verão como há muito não se via na cidade. Uma parceria de sucesso entre o Sesc Rio e a Prefeitura Municipal proporcionou, sem custos para a Administração, quase dois meses de atividades recreativas e esportivas, shows, dança, exposições, orientações de saúde e de cidadania para milhares de pessoas.
O Sesc Verão Rio das Ostras começou em janeiro e montou uma mega estrutura de arenas de esporte, palcos e tendas multiculturais nas areias de Costazul, que funcionaram até o último domingo, 24 de fevereiro, com diversas atrações gratuitas. Mais de 600 mil pessoas passaram pelo projeto, de crianças à idosos, em cerca de 2.250 horas de atividades que agitaram a alta temporada na cidade.
Durante todos os finais de semana bandas locais encerravam os dias de atividades com muita alegria. Mas o cenário artístico contou ainda com grandes nomes da música brasileira. O público se divertiu com o pop rock do Biquini Cavadão, o hap ácido de Gabriel, O Pensador; o rock n´roll dos Detonautas, o som dançante da Banda Jamz, com o novo trabalho solo de Toni Garrido e o samba de Diego Nogueira.
Foi lindo de assistir as arenas esportivas lotadas, com muita gente participando das oficinas, que incentivaram centenas de pessoas à prática do esporte como atividade para melhorar a saúde e como transformador social. Atletas de ponta também visitaram Rio das Ostras durante o Sesc Verão. As clínicas de futebol de beach soccer com o principal jogador da história da seleção brasileira de futebol de areia, Júnior Negão, com a lenda do skate mundial Bob Burnquist e com o campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel, trouxeram a Rio das Ostras a experiência para a garotada. E a visita dos ex-jogadores de futebol dos quatro grandes times do Rio – Donizete Pantera, Válber, Marquinhos, William, Fabrício Carvalho e Roberto, atraiu grande público também.
Os destaques nas atividades recreativas foram as apresentações de circo e teatro que encantaram a criançada; as orientações de saúde dadas por profissionais, principalmente sobre cuidados com a pele, alimentação e higiene bucal; a exposição de imagens da cidade, registradas por fotógrafos locais; e os aulões de zumba, que fizeram todo mundo dançar.
Economia – O Sesc Verão Rio das Ostras também foi responsável pelo aquecimento da economia durante estes dois primeiros meses do ano de 2019. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas subiu 20% em relação ao mesmo período dos anos anteriores, e isso significa aumento de recursos circulando na cidade. “A parceria com o Sesc foi um presente para Rio das Ostras, trouxe vida e fomento em termos de turismo e desenvolvimento econômico para a cidade”, disse a secretária Aurora Siqueira.
Em 2020 tem mais – o sucesso do Projeto em Rio das Ostras foi tão grande que o diretor de programação do Sesc Rio de Janeiro, Gilson dos Santos, veio ver de perto. Em uma reunião com o prefeito municipal, Marcelino Borba, elogiou o apoio que a iniciativa teve no município e fez planos para 2020. “O resultado do projeto foi algo extraordinário. O envolvimento da comunidade fez com que mais de 600 mil pessoas passassem na Praia de Costazul nesse período. Recebemos aqui o compromisso do prefeito de vamos continuar a trabalhar juntos e por isso não tenho dúvidas de que estaremos aqui em 2020”, disse Gilson.