Pular para o conteúdo
Search

SES-RJ destaca estabilidade nos indicadores de Covid-19 e reforça importância da vacinação

Relatório indica estabilidade, mas enfatiza a necessidade de prevenção e controle

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou nesta quarta-feira (06/11) a nova edição do Panorama Covid-19, revelando uma tendência de estabilidade nos indicadores da doença nas últimas quatro semanas epidemiológicas. Embora tenham ocorrido pequenos aumentos em quatro dos oito indicadores entre as semanas epidemiológicas 39 (22 a 28 de setembro) e 43 (20 a 26 de outubro), na comparação com a semana anterior (SE 42), todos os indicadores mostraram queda ou estabilidade.

As taxas de positividade dos testes rápidos de antígeno indicaram um leve aumento no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), passando de 9,10% para 11,07%, e no sistema de laboratórios privados Dasa, de 8,72% para 9,86%. Contudo, o índice dos testes RT-PCR apresentou queda no Lacen, reduzindo de 18,2% para 13,7% entre as semanas 42 e 43, e no Dasa, de 13,18% para 9,04%.

Oscilações em solicitações de leitos e atendimentos nas UPAs

Os pedidos de leitos para Síndrome Gripal mostraram uma leve redução para adultos (-3,11%) entre as semanas 39 e 43, enquanto houve um aumento de 21,68% nas solicitações de leitos pediátricos. Mesmo com este aumento, o índice se mantém dentro das variações esperadas. Atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também apontaram uma queda para adultos (-10,53%) e crianças (-8,45%), confirmando a estabilidade desde a SE 34.

Os indicadores precoces, como a taxa de positividade e os atendimentos nas UPAs, são fundamentais para o monitoramento e atuação da SES-RJ, permitindo antecipar possíveis aumentos de casos e reforçar medidas de prevenção, incluindo a vacinação.

Monitoramento e fontes de dados

Os dados do Panorama Covid-19 são coletados de sistemas como o Sivep-Gripe, o Sistema Estadual de Regulação (SER), e o Sistema de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), abrangendo tanto resultados do Lacen quanto da rede privada Dasa. O monitoramento contínuo contribui para a resposta rápida e o controle eficaz da doença no estado.

Para acessar o Panorama Covid-19 completo, incluindo informações sobre internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, acesse o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://cisshiny.saude.rj.gov.br/covid/.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.