O Sindicato dos Servidores Públicos de Rio das Ostras – SindServ-RO comemora mais uma conquista do funcionalismo público: o fracionamento das férias em até três períodos de 10 dias corridos, se assim desejarem. Anunciada na última semana, a indicação do vereador Fábio Simões foi acatada em tempo recorde pelo prefeito Marcelino Borba: menos de um mês após a indicação do parlamentar, que também é servidor concursado do município.
“O SindServ sempre mantém diálogo com os vereadores para propor a realização de indicações que beneficiem o funcionalismo. E esta foi mais uma construída coletivamente e prontamente atendida pelo prefeito, que entende a sua importância para os servidores”, declarou o vereador Fábio, autor da indicação.
Para o jornalista Bruno Pirozi, servidor desde 2011, a notícia é muito bem-vinda. “Para mim, que gosto muito de viajar, vai ser ótimo, pois muitas vezes surgem promoções de passagens e agora poderemos aproveitá-las. O bacana é que a gente não precisa mais esperar até o ano seguinte para ter uma oportunidade de tirar um período de descanso”, disse.
“Para requerer o fracionamento das férias é importante que o servidor o faça com antecedência e em comum acordo com o gestor da pasta onde atua, a fim de evitar que o serviço público fique descoberto da respectiva função”, alerta o coordenador geral do SindServ, Alekisandro Portela. Para ele, a atual Administração, mesmo no curto período em que assumiu o município, já tem se mostrado sensível às causas dos servidores e à retomada de direitos.
PAGAMENTO – Vale destacar que o município passou a arcar integralmente com os custos do plano de saúde de todo o funcionalismo, bem como passou a permitir que requeiram, como licença especial, até 10 dias, corridos ou intercalados, como antecipação dos dias de férias. Contudo, é importante que o servidor se organize financeiramente, pois a remuneração do terço garantido constitucionalmente continuará sendo paga no período aquisitivo, ou seja, quando o servidor for usufruir o período restante de férias.