Com previsão de pagamento da maior parte do funcionalismo no dia 19, servidores de Cabo Frio decidiram, em assembleia unificada, decretar greve geral, mas anunciaram que a paralisação terá início na próxima segunda-feira (17). Segundo os sindicalistas, a decisão se baseia na lei de greve, que prevê o anúncio da paralisação com 72h de antecedência. A decisão foi tomada na noite desta terça (11).
O tempo poderá ser usado pelo governo municipal para antecipar a data prevista, como havia anunciado no dia anterior à assembleia o secretário de Fazenda, Antônio Carlos Vieira, o Cati, ao receber dirigentes sindicais na segunda (10).
“A arrecadação caiu muito dentro das nossas previsões. Vamos tentar antes, mas a previsão que temos é no dia 19”, explicou na reunião.
Ainda na segunda, o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) anunciou greve por tempo indeterminado. Na terça, durante a tarde, manifestantes da educação se manifestaram na frente da Prefeitura. A assembleia unificada das demais categorias, como dos setores administrativos, da guarda, fiscalização e saúde, entre outros, reunidos pelo Sindicato dos Servidores (Sindicaf), ocorreu em seguida.
A Prefeitura de Cabo Frio afirma que houve queda na arrecadação deste mês e que está fazendo os esforços necessários para minimizar a situação