Funcionários invadiram a sede da Prefeitura e um deles foi levado para delegacia
Os servidores de São Pedro da Aldeia fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (18) em frente à sede da Prefeitura. Eles protestaram contra a mudança no pagamento do vale transporte, que antes era pago em depósito em conta e agora passou a ser em cartão magnético da empresa de transporte Auto Viação São Pedro. Um servidor foi levado para delegacia pela Guarda Municipal.
A Polícia Militar esteve no local e usou spray de pimenta para conter os manifestantes, que chegaram a invadir o pátio da prefeitura. Os servidores gritavam “O povo está rua, prefeito a culpa é sua”. A manifestação foi transmitida ao vivo pelo Facebook do Fonte Certa.
A mudança teria sido para manter a atuação dos serviços da Auto Viação São Pedro no município. A empresa havia comunicado no dia 2 de julho que deixaria de operar na cidade no dia 8 do mesmo mês. As justificativas foram a falta de planejamento dos últimos governos do município para a mobilidade urbana da cidade, a concorrência desleal e o efeito da pandemia Covid-19, que agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos.
Um dia antes da previsão dada para encerramento das atividades, a Justiça acatou parcialmente o pedido de tutela de urgência da Prefeitura decidindo por manter os serviços até o dia 30 de julho. O governo municipal optou então por fazer mudança do pagamento da passagem dos servidores para o cartão, o que favorece a empresa em aproximadamente R $400 mil.
Em nota a Prefeitura de São Pedro informou “que servidores que participavam de uma manifestação em frente ao prédio principal invadiram a sede do governo municipal. Os manifestantes quebraram o portão e ocuparam o pátio, colocando em risco a integridade física dos guardas municipais que faziam a segurança do local. O governo municipal lamenta o ocorrido e garante que todas as medidas jurídicas e administrativas serão tomadas contra aqueles que depredaram o patrimônio público”.
Ainda de acordo com a nota, “o prefeito Fábio do Pastel reitera que respeita toda e qualquer manifestação democrática e pacífica por parte dos servidores municipais. Em relação ao servidor que foi encaminhado à delegacia, o governo informa que a Guarda Municipal usou de suas atribuições funcionais para levar um dos manifestantes para a delegacia, por ter cometido crimes contra o patrimônio público”.