A Câmara Municipal de Búzios aprovou, em primeiro turno, esta semana o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) para os servidores do segmento técnico e administrativo, mas a expectativa do funcionalismo é que muitos outros avanços aconteçam em breve. Uma assembleia da categoria, inclusive, já está marcada para o próximo dia 27, com o objetivo de debater a implantação do novo PCCR geral e da Educação.
A avaliação é que, apesar de a recente aprovação do PCCR dos segmentos técnico e administrativo ser vista como algo positivo, é preciso buscar garantias para outras categorias de servidores. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Búzios (ServBúzios), Flávio Neves, destacou a necessidade de beneficiar os demais funcionários.
“Foi uma grande vitória [o PCCR dos segmentos técnico e administrativo], mas ainda há diversas carreiras sem plano, por isso o meu posicionamento é aguardar, pois teremos assembleia dia 27 e vamos deliberar sobre o plano geral e o plano da educação”, afirmou.
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibram) foi contratado pela Prefeitura não apenas para o estudo de elaboração do PCCR, mas também para o futuro concurso público.
Autor da ação pelo PCCR, o servidor Marcos Santos da Silva reforça que a baixa remuneração impede o acesso a uma melhor oferta de serviços em outros segmentos.
“Estamos perdendo muitos profissionais de saúde por falta de uma política de remuneração mais adequada. A demanda por profissionais das áreas de saúde mental e neuropediatria é um exemplo”, crê.
A proposta de PCCR para os segmentos técnico e administrativo vai beneficiar servidores que tenham Ensino Fundamental e Médio, definindo o piso salarial inicial dos cargos do segmento técnico e administrativo, além de prever a promoção vertical – por tempo de serviço – e o incentivo à qualificação, por meio da gratificação correspondente à elevação do grau de escolaridade do servidor público em comparação ao requisito inicial de ingresso.
Segundo a Câmara, a proposta abrange os cargos de apoio operacional, auxiliar administrativo, cozinheira, operador de máquina pesadas, telefonista, agente administrativo, agente fazendário, cadista, técnico em turismo, instrutor musical e técnico em contabilidade.