Search
Degradê com CSS

Servidores da Educação entram em greve em Cabo Frio e Prefeitura responde à imprensa

66275213_141207660401606_3828816855934435328_n

 

Professores e servidores da Educação da Prefeitura de Cabo Frio declararam greve no último sábado (6) e ocuparam o prédio sede da Prefeitura nesta terça-feira (9).

Os protestos se dão, de acordo com representantes do Sindicato, por descumprimento de um acordo acertado entre as partes em maio deste ano. Em nota, a secretária de Educação Márcia Almeida afirma que tanto ela, como o prefeito Dr. Adriano Moreno, jamais se recusaram a receber os representantes do Sindicato da Educação, com os quais tiveram inúmeras reuniões, que resultaram, inclusive, em acordos, como o reajuste de 8% para a categoria.

Entre os pontos do acordo que, segundo o sindicato, não foram atendidos pela Prefeitura, estão também: pagamento de toda a categoria, conforme calendário publicado no Ofício de 16/05/2019. Sobre esse ponto, Márcia Almeida, na mesma nota, informa que, conforme já divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, cerca de 80% dos efetivos da Educação receberam os salários no quinto dia útil deste mês (5), com base em recursos provenientes do Fundeb. Os demais servidores efetivos da categoria estão com o pagamento agendado para a próxima sexta-feira (12). O salário dos profissionais contratados está previsto para o dia 19 de julho.

Marcia ainda afirma que a greve é um movimento democrático e legítimo, porém é preciso tomar cuidado, de acordo com ela, para que não seja transformada num espetáculo político do que considera como uma ação da oposição, e volta a afirmar que todos os salários estão sendo pagos dentro do mês e que os dias de atraso já foram justificados pela falta de recursos do município, que enfrenta uma crise financeira severa, deixada pelas gestões anteriores.

De acordo com a Prefeitura cerca de 10% das escolas aderiram à greve, números ainda não confirmados pelo Sindicato, que, por sua vez, reivindica que não sejam descontados os pontos da categoria em greve e ainda expõe mais reivindicações:

Pagamento do reajuste salarial emergencial de 8% na folha de junho para todos os ativos e aposentados e a realização de concurso público com publicação do edital ainda no primeiro semestre.

Os manifestantes usaram colchonetes durante o ato e ficaram deitados dentro da Prefeitura. O prefeito Adriano Moreno em entrevista à reportagem da Intertv reiterando os pontos já abordados pela nota oficial.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!