Pular para o conteúdo
Search

Servidores da Educação entram em greve em Cabo Frio e Prefeitura responde à imprensa

 

Professores e servidores da Educação da Prefeitura de Cabo Frio declararam greve no último sábado (6) e ocuparam o prédio sede da Prefeitura nesta terça-feira (9).

Os protestos se dão, de acordo com representantes do Sindicato, por descumprimento de um acordo acertado entre as partes em maio deste ano. Em nota, a secretária de Educação Márcia Almeida afirma que tanto ela, como o prefeito Dr. Adriano Moreno, jamais se recusaram a receber os representantes do Sindicato da Educação, com os quais tiveram inúmeras reuniões, que resultaram, inclusive, em acordos, como o reajuste de 8% para a categoria.

Entre os pontos do acordo que, segundo o sindicato, não foram atendidos pela Prefeitura, estão também: pagamento de toda a categoria, conforme calendário publicado no Ofício de 16/05/2019. Sobre esse ponto, Márcia Almeida, na mesma nota, informa que, conforme já divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, cerca de 80% dos efetivos da Educação receberam os salários no quinto dia útil deste mês (5), com base em recursos provenientes do Fundeb. Os demais servidores efetivos da categoria estão com o pagamento agendado para a próxima sexta-feira (12). O salário dos profissionais contratados está previsto para o dia 19 de julho.

Marcia ainda afirma que a greve é um movimento democrático e legítimo, porém é preciso tomar cuidado, de acordo com ela, para que não seja transformada num espetáculo político do que considera como uma ação da oposição, e volta a afirmar que todos os salários estão sendo pagos dentro do mês e que os dias de atraso já foram justificados pela falta de recursos do município, que enfrenta uma crise financeira severa, deixada pelas gestões anteriores.

De acordo com a Prefeitura cerca de 10% das escolas aderiram à greve, números ainda não confirmados pelo Sindicato, que, por sua vez, reivindica que não sejam descontados os pontos da categoria em greve e ainda expõe mais reivindicações:

Pagamento do reajuste salarial emergencial de 8% na folha de junho para todos os ativos e aposentados e a realização de concurso público com publicação do edital ainda no primeiro semestre.

Os manifestantes usaram colchonetes durante o ato e ficaram deitados dentro da Prefeitura. O prefeito Adriano Moreno em entrevista à reportagem da Intertv reiterando os pontos já abordados pela nota oficial.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.