Levantamento feito pela Secretaria de Saúde é referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022
A Secretaria de Saúde de Búzios divulgou nesta quarta-feira (16) os dados da prestação de serviço de odontologia na cidade. Segundo o levantamento, no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), foram 7.737 atendimentos em 12 meses, entre março de 2021 a fevereiro de 2022, 4.892 a mais que todo o ano de 2019, antes da pandemia. O serviço é oferecido na UBS de Geribá.
Segundo a pasta, quando a nova administração assumiu, em janeiro de 2021, os atendimentos eram apenas emergenciais, obedecendo as medidas de prevenção à Covid-19, somente em maio, o serviço foi retomado em sua totalidade. Mas foi em janeiro deste ano que a população começou a se sentir mais segura em sair de casa e a utilizar o serviço aumentando o fluxo de atendimentos.
Além da pandemia, o coordenador do Ceo, Anderson Carvalho, explica que a organização do fluxo foi um dos principais fatores que levaram a esses dados positivos.
“Outros fatores que devem ser levados em conta são: a regularização de distribuição de insumos – faltava muito material; a regularização da manutenção de equipamentos – muitos estavam quebrados; e a contratação de mais profissionais cirurgiões dentistas. Mas principalmente a organização do fluxo. Colocar a marcação e as próprias consultas em cada bairro, isso influenciou muito positivamente”, enfatizou.
Antes as consultas eram marcadas por ordem de chegada e em locais específicos. Atualmente, o morador pode marcar sua consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu próprio bairro. São 12 vagas diárias, divididas entre os períodos da manhã e da tarde.
“Pode parecer que são poucas vagas, mas, além de serem diárias, alguns desses atendimentos de maior complexidade podem levar um maior tempo de atendimento. Mas ainda está garantida à população, também diariamente, quatro atendimentos emergências em cada UBS, divididos nos dois períodos do dia”, explicou Anderson.
Ele destaca que também há de forma contínua o aperfeiçoamento técnico e teórico dos profissionais para garantir atendimento de excelência à população.
Centro de Especialidades
O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) foi implantado pela atual gestão para prestar serviços aos usuários do SUS que necessitam de atendimento odontológico de maior complexidade, como tratamento de canal, odontopediatria e cirurgias pediátricas.
O equipamento de saúde funciona em local provisório, na UBS de Geribá, e, em breve, terá novas instalações no bairro Manguinhos. Contará com quatro consultórios odontológicos, atendimento especializado à Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), colocação de prótese, ortodontia para correções e outros.
No novo prédio do Ceo será oferecido pelo município o atendimento aos pacientes PNE, que, no momento, são regulados automaticamente para outros municípios. O município explica que 90% dos atendimentos destes pacientes precisam de um centro cirúrgico para sedação, e desde as novas exigências, devido à pandemia, os centros cirúrgicos foram ocupados para atender à demanda dos pacientes com Covid-19.
No dia 8 de março o município recebeu o professor José Magalhães Muniz, da Comissão de Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia, que será o orientador para a inclusão desse serviço na rede municipal.
“Estamos empenhados na construção dessa nova unidade do Ceo. Vamos oferecer mais conforto, especialidades e atendimento de excelência aos buzianos”, disse o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, lembrando que esse projeto está incluído no pacote de obras divulgado pela Prefeitura em uma coletiva de imprensa na semana passada.