Menu

Cidades

Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue

Vale lembrar, que quando se registra baixo estoque de sangue, é necessário suspender cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento às urgências
FOTO- ARQUIVO PREFEITURA DE MACAÉ
FOTO- ARQUIVO PREFEITURA DE MACAÉ

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue para aumentar o número do estoque. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30 (exceto nos feriados), na  Rua Doutor Bueno, n° 40, no Centro da cidade. O interessado também pode realizar agendamento online aqui no site da Prefeitura de Macaé.

O objetivo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é manter o estoque de sangue dentro dos limites ideais, pois desde o último feriado não se encontra em nível satisfatório. Mobilizar a população para a importância da doação de sangue é fundamental.

Antes da doação, o setor realiza uma triagem, obedecendo às regras nacionais. A sala da doação conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé também promove campanhas externas, que seguem rotineiramente nos mais diversos espaços, como empresas, escolas etc. Estrategicamente, o Ministério da Saúde estabelece campanhas em todo território nacional nos meses de junho com a realização do “Junho Vermelho” e novembro durante a Semana Nacional do Doador. Ambos os meses registram uma queda de doações no país, além do período de férias, em que aumenta a incidência de acidentes. O órgão adere tais campanhas com diversas ações internas e externas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo email hemoterapia@macae.rj.gov.br.

Para doar sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha ocorrida até os 60 anos Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal do responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação;
  • Estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação;
  • Apresentar documento original com foto ou a CNH digital;
  • Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 06 meses;
  • Não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 06 meses.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Evento do Informa destaca construção da reputação com apoio de pesquisas e escuta popular

Alexandre Martins reúne vereadores e representantes sindicais para avançar na aprovação do PCCR

APAE Búzios sob intervenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do RJ

Dia das comunidades tradicionais de Búzios é celebrado com evento na Praça Santos Dumont