Encontro aconteceu nesta sexta-feira (15). A reunião teve como objetivo debater o pagamento dos profissionais da educação
Nesta sexta-feira (15), o Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro, Núcleo Lagos), se reuniu com o prefeito José Bonifácio (PDT) para discutir sobre os atrasos salariais dos profissionais da educação de Cabo Frio.
De acordo com informações do Sindicato, mesmo após a reunião de negociações, não foi dada uma previsão de pagamento dos proventos de dezembro, de responsabilidade do atual governo, e nem o comprometimento da prefeitura em quitar este débito.
Segundo o professor Augusto Rosa, coordenador do Sepe Lagos, a proposta do sindicato era de que a prefeitura tomasse o papel de desempenhar os recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para o pagamento dos servidores da educação e não de outros setores mas, de acordo com ele, o prefeito ainda não se comprometeu a isso.
“Hoje, a nossa maior preocupação é que os pagamentos sejam resolvidos. O nosso entendimento é que dezembro só vai ser pago, se houver o desempenho dos recursos do FUNDEB…”, disse Augusto Rosa.
De acordo com ele, a verba destinada ao FUNDEB ainda está na conta e há tempo de fazer o pagamento da folha de salário de dezembro. O coordenador explicou ainda que, oficialmente, os pagamentos do mês de janeiro vão ser sem o terço de férias.
“A tentativa do Sindicato era de que houvesse esse desempenho da verba do FUNDEB e que dezembro fosse resolvido. Porque janeiro, na verdade, não vai ser nenhuma antecipação…. Vai pagar janeiro dentro do mês, só isso”, esclareceu o coordenador.
Augusto Rosa afirmou que as articulações para resolver a situação vão continuar, para que seja feito o compromisso de desempenhar os recursos do Fundo de Manutenção para a educação, e não com outras finalidades. Ele afirmou também que em breve o Sepe Lagos irá convocar uma Assembleia para determinar os próximos passos.