A valorização de marcas comprometidas com a responsabilidade social é uma tendência crescente entre os brasileiros, que buscam cada vez mais organizações que promovam práticas sustentáveis e causem impacto positivo na sociedade. Em resposta a essa demanda, a consultoria Design Bridge and Partners Brasil lançou, pela primeira vez no país, o ranking Marcas Socialmente Responsáveis, que avalia a imagem de marcas “purposeful” (com propósito) em áreas como impacto social e acessibilidade.
Educação e Inclusão como Diferenciais
Com uma história marcada pelo compromisso com a educação profissional, o Senac integra a lista ao lado de outras organizações como Sebrae, Natura e Magazine Luiza. Desde sua fundação, o Senac oferece programas como o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que beneficia brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa, facilitando o acesso gratuito a cursos de formação e qualificação. Segundo o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o PSG transformou mais de 4,4 milhões de vidas, sendo mais de 763 mil atendidos em 2023.
Impacto Social como Estratégia de Marca
Além de seu papel educativo, o Senac proporciona apoio profissional com orientações, estágios e parcerias para facilitar a inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Luciana Cruz, curadora do curso de Comunicação e ESG da ESPM, explica que marcas que promovem inclusão e desenvolvimento, como o Senac, se conectam com as necessidades essenciais da população, especialmente em segmentos de renda mais baixa, e ganham relevância social.
O ranking Marcas Socialmente Responsáveis traz à luz empresas que recebem “aprovação social” por suas práticas de impacto. Esta lista oferece um incentivo para que mais empresas adotem políticas sociais, além de servir como referência para consumidores que priorizam marcas engajadas com o bem-estar coletivo.