Search
Degradê com CSS

Seminário lembrará os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, em Búzios

Em 2021, o Disque 100 recebeu 35 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Foto: Senado I Reprodução
Em 2021, o Disque 100 recebeu 35 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Foto: Senado I Reprodução

“Sujeito de Direitos” é o tema do evento, que acontece nesta quarta (14)

Os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são comemorados nesta terça-feira (13), mas o município de Armação dos Búzios preparou uma programação especial para discutir a trajetória da lei para esta quarta-feira (14). O evento será realizado das 9h30 às 17h, na Câmara Municipal, e debaterá a temática “Sujeito de Direitos”.

Será abordada a trajetória dos direitos adquiridos através da Constituição Federal: garantias, promoção e violação. Também terá uma palestra sobre o desenvolvimento infantil e a importância de preservar a infância. A programação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, através da Coordenadoria da Criança e do Adolescente – CMDCA, o Conselho Tutelar, a Comissão dos Direitos da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso.

Segundo a secretária da pasta, Joice Costa, em três décadas do ECA, pode se observar várias conquistas, dentre elas, o maior acesso às políticas públicas básicas (saúde e educação).

“Há muito ainda a se fazer para que esses direitos sejam reconhecidos e efetivados por nós cidadãos. Sabemos que a conscientização é o primeiro passo para a transformação, por isso celebramos essa data com a expectativa de sermos um município referência no trato de crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos que são”, esclareceu Joice Costa

Programação:

9h30 – Abertura e mediação – Érica Rodrigues (CCAA)
9h40 – Apresentação- Joice Costa
9h50 – Presidente da comissão – Vereador Niltinho
10h – 1ª palestra- A Trajetória dos Direitos Adquiridos- Rodrigo Ramalho (Pres. ACETERJ)
11h  – 2ª palestra- Garantia de Direitos- Promotor Rafael Dopico
11h30 – 3ª palestra- Promoção de Direitos- Conceição Ferreira (CMDCA)

Intervalo
13h40 – 4ª palestra- Violação do Direito- Claudeir Junior (Conselho Tutelar)

14h40 -5ª palestra- Drº André Francisco (Psiquiatra Infantil)

Dados de violência contra crianças e adolescentes

A pandemia da Covid-19 aumentou os casos de violências e violações.  Em 2021, o Disque 100 recebeu 35 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O serviço é gratuito e registrado pelo qual o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo a instituição, seis mil desses casos estão relacionados a violência sexual. Esses dados correspondem ao período entre 1º de janeiro de 12 de maio. Mas a estatística pode ser ainda pior, porque, desde o início da pandemia, ficou mais difícil identificar as situações de abuso.

“À medida que o coronavírus progride, milhões de pessoas se refugiam em suas casas para se proteger. Infelizmente, a casa não é um lugar seguro para todos, pois, muitos membros da família precisam compartilhar esse espaço com a pessoa que os abusa“, finalizou Joyce.

Sobre o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é fundamentado na Lei nº 8.069, sancionada em 1990 durante o governo de Fernando Collor. É um conjunto de leis específicas para cuidar das pessoas menores de 18 anos que vivem no Brasil, e prevê proteção integral a elas, além de estabelecer os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!