Seminário organizado por entidades do movimento negro em Campos dos Goytacazes, na sede do Sindipetro-NF no município, na última sexta-feira (16), reuniu dezenas de militantes, estudantes e especialistas para discutir a trajetória das lutas do povo negro e o cenário político atual. O sindicato foi representado no evento pelos diretores Alexandre Vieira e Sérgio Borges.
“Foi uma atividade de formação para contar um pouco da história do movimento negro no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro. Também foi feita uma análise de conjuntura apontando os principais desafios da população negra no país”, afirma Borges.
Com o tema “A Trajetória do 20 de Novembro”, o seminário contou com palestras dos intelectuais José Carlos Féli e Sebastião Soares, fundadores e ex-presidentes do Instituto de Pesquisa e Cultura Negra (IPCN), com moderação do advogado e professor de Direito Jorge Batista de Assis.
Após o seminário, no período da tarde, houve “Celebração aos 110 anos da Umbanda”, na quadra da Mocidade Louca, próxima ao sindicato, com feijoada, roda de samba, curimba, entre outras atrações.