Semana Nacional de Limpeza dos Mares retira mais de 18 toneladas de lixo em praias do Brasil

Campanha retirou 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos

PROLAGOS 300_250_pix

Os organizadores da Semana Nacional de Limpeza dos Mares divulgaram o balanço das ações de limpeza nas praias. A campanha, que encerrou dia 2 de maio, retirou mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos.

As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste, Sul e Nordeste. O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf.

Entre os resíduos recolhidos, foram encontrados apetrechos de pesca, bitucas de cigarro, calçados, tampinha de garrafa, hastes flexíveis (cotonetes), garrafas plásticas, canudos, e milhares de micro plásticos. Os resíduos ainda recicláveis foram destinados às cooperativas locais para um sistema de logística reversa.

Segundo à ONG, a organização aguarda a liberação das praias do Espírito Santo, além de Saquarema, Iguaba e Rio das Ostras, para fechar o cronograma inicial de ações, que totaliza 13 estados e 180 praias. Na Região dos Lagos, as limpezas aconteceram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama.  

“Somando as ‘semanas’ (as ações começaram em 13 de março mas tiveram o calendário alterado por conta do agravamento da pandemia) de muito trabalho da equipe e voluntários espalhados pelo país, chegamos a um saldo positivo, pois conseguimos envolver entidades, ONGs, instituições públicas e privadas, associações, igrejas, esportistas e a população em geral. Foram mais de 1000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazermos cada um a sua parte e, no coletivo, fazermos muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam”, comenta Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo.

Segundo Gisele, a importância de ações como essa é pensar no coletivo e no futuro, na preservação do meio-ambiente e dos animais e incutir essa consciência em toda a população.

Campanha encerrou no dia 2 de maio. Imagem: Divulgação | Assessoria

A Semana é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis.

 

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários