Campanha retirou 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos
Os organizadores da Semana Nacional de Limpeza dos Mares divulgaram o balanço das ações de limpeza nas praias. A campanha, que encerrou dia 2 de maio, retirou mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos.
As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste, Sul e Nordeste. O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf.
Entre os resíduos recolhidos, foram encontrados apetrechos de pesca, bitucas de cigarro, calçados, tampinha de garrafa, hastes flexíveis (cotonetes), garrafas plásticas, canudos, e milhares de micro plásticos. Os resíduos ainda recicláveis foram destinados às cooperativas locais para um sistema de logística reversa.
Segundo à ONG, a organização aguarda a liberação das praias do Espírito Santo, além de Saquarema, Iguaba e Rio das Ostras, para fechar o cronograma inicial de ações, que totaliza 13 estados e 180 praias. Na Região dos Lagos, as limpezas aconteceram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama.
“Somando as ‘semanas’ (as ações começaram em 13 de março mas tiveram o calendário alterado por conta do agravamento da pandemia) de muito trabalho da equipe e voluntários espalhados pelo país, chegamos a um saldo positivo, pois conseguimos envolver entidades, ONGs, instituições públicas e privadas, associações, igrejas, esportistas e a população em geral. Foram mais de 1000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazermos cada um a sua parte e, no coletivo, fazermos muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam”, comenta Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo.
Segundo Gisele, a importância de ações como essa é pensar no coletivo e no futuro, na preservação do meio-ambiente e dos animais e incutir essa consciência em toda a população.
A Semana é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.
O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis.