Pular para o conteúdo
Search

Semana Nacional de Limpeza dos Mares retira mais de 18 toneladas de lixo em praias do Brasil

Campanha Mar Sem Lixo. Imagem: Divulgação | Assessoria

Campanha retirou 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos

Os organizadores da Semana Nacional de Limpeza dos Mares divulgaram o balanço das ações de limpeza nas praias. A campanha, que encerrou dia 2 de maio, retirou mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro, incluindo a Região dos Lagos.

As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste, Sul e Nordeste. O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf.

Entre os resíduos recolhidos, foram encontrados apetrechos de pesca, bitucas de cigarro, calçados, tampinha de garrafa, hastes flexíveis (cotonetes), garrafas plásticas, canudos, e milhares de micro plásticos. Os resíduos ainda recicláveis foram destinados às cooperativas locais para um sistema de logística reversa.

Segundo à ONG, a organização aguarda a liberação das praias do Espírito Santo, além de Saquarema, Iguaba e Rio das Ostras, para fechar o cronograma inicial de ações, que totaliza 13 estados e 180 praias. Na Região dos Lagos, as limpezas aconteceram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama.  

“Somando as ‘semanas’ (as ações começaram em 13 de março mas tiveram o calendário alterado por conta do agravamento da pandemia) de muito trabalho da equipe e voluntários espalhados pelo país, chegamos a um saldo positivo, pois conseguimos envolver entidades, ONGs, instituições públicas e privadas, associações, igrejas, esportistas e a população em geral. Foram mais de 1000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazermos cada um a sua parte e, no coletivo, fazermos muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam”, comenta Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo.

Segundo Gisele, a importância de ações como essa é pensar no coletivo e no futuro, na preservação do meio-ambiente e dos animais e incutir essa consciência em toda a população.

Campanha encerrou no dia 2 de maio. Imagem: Divulgação | Assessoria

A Semana é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.