Com o intuito de enquadrar a tradicional semana do CleanUp Day mundial no calendário brasileiro, o Projeto Mar Sem Lixo criou a Semana Nacional de Limpeza dos Mares. Com início em Rio das Ostras, no penúltimo domingo (17), a nova data, que foi escolhida para fechar o verão, está se tornando um evento crucial no calendário ambiental do país e ganhando cada vez mais adesão e importância.
A poderosa iniciativa do Projeto Mar Sem Lixo está moldando a consciência ambiental e a ação prática em prol dos oceanos brasileiros. Apesar de ter como núcleo principal a Região dos Lagos, o projeto não se limita apenas ao local. Com alcance estendido por todo o litoral, a Semana Nacional de Limpeza dos Mares alcança praias em estados como Bahia, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Piauí e Espírito Santo.
Além do foco principal, a ação de limpeza em si, há também outras intenções por trás do projeto. Em conjunto com os encontros, a realização de conversas e a promoção da educação ambiental é fundamental para o bom funcionamento da dinâmica.
Com sua próxima ação prevista para este sábado (30), na praia de Itaúna, em Saquarema, o projeto convida todos os interessados em participar do mutirão. O intuito do encontro é a reunião de voluntários para uma ação de limpeza e roda de conversa.
Para aqueles que não puderem comparecer, o próximo ponto a receber o movimento será a Praia do Canto, em Búzios. No próximo sábado (6), a partir de 9h, o encontro será realizado em parceria com o Instituto Larissa Saruê e conta com o apoio de voluntários.
Para mais informações sobre o projeto e o calendário da Semana Nacional de Limpeza de Praia, basta entrar em contato com a ONG através do instagram oficial.