Moradores da Maria Joaquina, Vila Verde, Rasa e Cruzeiro denunciam a ação de um grupo criminoso que atua no corte de cabos de internet. De acordo com a população, o grupo age na intenção de coagir moradores a contratar um novo prestador deste serviço.
Muitas ruas já estão sem o serviço, algumas há semanas, uma vez que empresas como a Oi, a West e a Sumicity, não conseguem entrar nesses bairros para executar os consertos. Moradores contam que um carro da Sumicity conseguiu entrar na Maria Joaquina nesta quinta-feira (13) com a ajuda da polícia, que acompanhou o trabalho de recomposição dos fios em alguns locais. Até o posto de saúde do bairro permanece sem conexão com a internet devido à ação criminosa.
Moradores dizem que traficantes seriam responsáveis pelo corte dos cabos, uma vez que não conseguiram negociar com as empresas o pagamento de propina, que seria em torno de 30% do faturamento na área. Eles contam que um homem estaria oferecendo aos moradores um novo serviço de internet.
Ouvido pela Prensa, o delegado da 127 DP, Carlos Abreu, disse desconhecer a situação, mas afirmou que vai apurar o que está ocorrendo nas localidades citadas. Ele orienta a população a comunicar a delegacia pessoalmente, ou através do RO on-line, na plataforma PCERJ.