Pular para o conteúdo
Search

Sem gestor, UPA de Rio das Ostras está há seis anos fechada

A Prefeitura de Rio das Ostras colocará em votação na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 003/2019. Nele está prevista a redução de cinco para dois anos, o tempo de existência das Organizações governamentais licitação para administrar a Unidade de Pronto Atendimento. Uma reunião está marcada na Câmara na próxima terça-feira (26), a partir das 17h30, onde o prefeito Marcelino deverá explicar sobre essa mudança. Os vereadores temem que esse prazo comprometa a qualidade do serviço prestado, apesar da UPA no Âncora – construída e finalizada em 2013 – até hoje não funcionar. A lei anterior mais recente (2018) previa cinco anos, como prazo mínimo para a entidade se tornar apta a participar de uma licitação.

Os vereadores estão temerosos com esse pedido de redução de tempo de existência, já que isso pode significar a não existência em Rio das Ostras, de empresas aptas e com tempo comprovado de administração na gestão de uma unidade de Saúde, o que comprometeria a qualidade no atendimento, devido a má prestação de serviço e da gestão administrativa.

A UPA está localizada no bairro Âncora, às margens da rodovia Amaral Peixoto, sendo de fácil acesso tanto para a população como para os casos de acidentados. Sua obra – com custo total de R$ 4 milhões – concluída em 2013 recebeu parte da verba oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Construída inicialmente para ter capacidade de atendimento de 500 pessoas por dia, a unidade por determinação da prefeitura reduziu em 50% essa previsão e mesmo assim deve ajudar a desafogar a demanda de atendimento do Pronto Socorro, que oferece os serviços para uma população de 140 mil habitantes.

O prefeito Marcelino Borba assegurou que em dezembro de 2018, a UPA seria colocada em funcionamento, o que não aconteceu.  Para tanto, a prefeitura mobiliou o local com macas, suportes de soro, mesas de exames, carros de curativos, biombos, braçadeiras para injeção, além de equipamentos como cardioversores, para atendimento de enfermidades cardíacas. O prédio vem sofrendo depredação por vândalos e deterioração pelo tempo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.