Sintomas são bem parecidos com os da Covid-19 e outras síndromes
Febre, dor no corpo, coriza. Esses são alguns dos principais sintomas da gripe que estão deixando muitos buzianos de cama. Segundo a prefeitura, desde as últimas semanas de novembro, o município tem percebido aumento da procura por atendimento nas unidades de saúde. Apesar de não ter o quantitativo de casos, a Secretaria de Saúde registra alta das notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza A H3N2 (gripe). Com isso, a procura pela vacina aumentou, mas a imunização foi suspensa por falta de doses. A cidade aguarda novas remessas do Governo do Estado, assim como outros municípios que estão ou com estoque baixo ou desabastecidos.
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou na terça-feira (14) a epidemia de gripe na Região Metropolitana do Rio. Como os sintomas são bem parecidos com os da Covid-19 e outras síndromes, os casos precisam ser investigados.
“Como estamos em uma pandemia, todo e qualquer sintoma respiratório dito ‘novo’ deve ser investigado para confirmar ou negar o diagnóstico da Covid-19, já que este é o vírus com maior circulação no momento e tem grande impacto coletivo. Sendo assim, o teste ajuda tanto no diagnóstico e tratamento do paciente, como também na orientação de isolamento dele e de seus contactantes”, explicou o infectologista Ricardo Paul Kosop.
Ainda de acordo com o infectologista, a gripe, ou “síndrome gripal”, é o conjunto de sinais e sintomas típicos de uma infecção das vias aéreas superiores, com tosse, coriza, dor de garganta, obstrução nasal, podendo haver febre, e que se inicia em poucas horas ou dias, durando em média 5 a 7 dias. Normalmente, é causada por vírus de transmissão respiratória, através da fala, tosse, espirros, secreção nasal e contato direto entre as mãos contaminadas e o nariz, boca ou olhos, assim como o Sars-Cov-2.
Ricardo explica que na síndrome gripal o tratamento normalmente é feito com medicações sintomáticas como antigripais, analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Uma medida importante também é garantir a vacinação anual contra Influenza, que é o vírus causador da gripe e que pode levar a quadros mais graves em pacientes dos grupos de risco ou com doenças crônicas. Lembrando que a síndrome gripal também pode ser causada por outros vírus respiratórios, de forma que não necessariamente quem está vacinado não possa pegar uma “gripe mais leve”. Por isso, as demais medidas de controle e prevenção devem ser sempre seguidas.
Vacinação Cabo Frio
A imunização contra a Influenza em Cabo Frio é aplicada em 13 unidades de saúde que realizam esta campanha. O motivo é para evitar cruzamento entre os públicos-alvo contra a gripe e contra o coronavírus. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto ou cartão do SUS
Listagem dos postos abaixo:
• Casa da Criança – ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança
• Centro de Saúde Oswaldo Cruz – Rua Florisbela Roza da Pena, s/nº – Braga
• ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo, nº 1393
• ESF Vila do Sol – Rua 3 nº 246
• ESF Manoel Corrêa – Rua 7 s/nº
• ESF Parque Burle – Rua Budapeste nº 10
• ESF Cajueiro – Rua Machado de Assis nº 15
• ESF Boca do Mato – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca nº 200
• ESF Caminho de Búzios – Rua das Hortências Qd. 7 Lt. 37
• UBS Unamar – Rodovia Amaral Peixoto s/nº
• ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
• ESF Angelim – Estrada do Angelim s/nº
• ESF Araçá – Estrada da Agrisa s/nº – Pacheco
Vacinação em São Pedro da Aldeia
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe) nesta quinta-feira (16). O mutirão acontece nas dependências do supermercado Costazul das 8h às 16h. A iniciativa visa combater o aumento no número de atendimentos a pacientes com síndromes gripais no município. A ação atenderá todos os aldeenses maiores de 6 meses de idade. É necessário que o cidadão apresente comprovante de residência, documento de identificação com foto e Cartão do SUS.