Pular para o conteúdo
Search

 

Mantenho no centro de minha mesa, um pote de vidro cheio de balas, chocolates e bombons. Não gosto de doces. Meu filho idem. O pote de doces serve para decorar a casa e para adoçar a boca dos convidados. É uma maneira barata de agradar  a quem me visita. Como tenho pouco para oferecer, acho simpática a ideia de ter doces no centro da mesa, a vontade para quem sentir vontade de comer. O pote é bem variado: tem balas de coco, de mel, bala mole, de hortelã, etc. Em meio a tudo isso alguns bombons. Desses caros, tipo Ouro Branco, Sonho de Valsa e Serenata de Amor.

 

Pois bem: quase todo mundo que pega um docinho no tal pote, escolhe de imediato, um bombom. As vezes dois. As outras balas só são escolhidas quando o ultimo bombom se foi. Alguém pode pensar que se trata da mal educação ou de olho grande. Mas não se trata  disso. A escolha pelo melhor é da natureza humana e sempre que alguém pega um bombom, tem meu respeito e a minha admiração. Querer o melhor para si é natural. Ninguém  sai de uma cama de molas para uma de prego. Ao contrário sim.

 

Foi esse sentimento egoísta que fez a humanidade melhorar as coisas.Criar um melhor chocolate, um carro mais possante e mais charmoso, uma carne sem gordura e assim por diante. O egoísmo é um sentimento importantíssimo para a evolução humana. Talvez o mais importante.

 

Sempre que abro o site do UOL ( Universo Online) ou Porta dos Fundos, por exemplo, e aparece um vídeo de publicidade, procuro assistir até ao final. Na segunda vez, não revejo o vídeo, mas deixo-o rodando até acabar. Não faço isso por bondade ou para ajudar o pessoal do site. Faço por egoísmo. Eles vivem da publicidade, quero que os mesmos ganhem grana  e se mantenham no ar.Não quero que acabem. Se puder fazer algo, faço!  O legal é que já me surpreendi muito com alguns vídeos. Tem muita coisa boa sendo feita na internet.

 

Sandro Peixoto foi por 12 anos repórter do O Perú Molhado, é membro da Associação Fluminense de Jornalistas, mora em Búzios, e é um dos fundadores do Prensa

Gostar de um cantor e comprar CDs falsos e portanto mais barato do mesmo não é egoísmo. Isso se chama mesquinharia. Se você gosta de um artista, procure ajudá-lo a se manter.  Se você é torcedor de um clube, tente comprar camisas oficiais do mesmo. Ao agir assim, você estará ajudando a agremiação que gosta e com isso ajudando a si mesmo. Mais forte, seu time pode disputar o campeonato com mais chances e se for campeão, o titulo será seu também. Não adiante querer ficar somente com o lado bom da historia. Se dizendo campeão sem nada ter feito. Isso é um misto de oportunismo com mesquinharia. O egoísta de verdade é um altruísta por natureza.

Artigo de opinião. Não corresponde necessariamente a opinião do Prensa.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.