EPIs para os professores, vacinação e condições das escolas estão entre os assuntos da pauta
A retomada das aulas municipais em Búzios, prevista para a próxima segunda-feira (16), está gerando uma grande discussão no balneário. Entre os assuntos levantados pelos profissionais da educação, pais e Sepe Lagos estão a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os trabalhadores da educação, vacinação e condições das escolas. Diante disso, uma reunião foi marcada para esta terça-feira (10), às 10h, no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura, para tratar dessas questões.
Este encontro foi agendado pelo próprio prefeito, Alexandre Martins, em conversa com representantes do Sepe e da base da categoria na sexta-feira (6), dois dias após o colegiado encerrar a greve sanitária no balneário frente à sinalização da prefeitura, que se dispôs a negociar.
“A categoria se mantém em “estado de greve”. Significa que os trabalhadores que estavam desempenhando apenas atividades remotas, recusando-se ao trabalho presencial, agora retomam todas as atividades laborais. Porém, nesta situação advertem a possibilidade de nova greve caso não sejam garantidas condições para uma eficaz prevenção de contágios nas aulas presenciais”, disse o colegiado em nota.
O retorno das aulas sem os profissionais da Educação tomarem a segunda dose da vacina contra à Covid-19 também é uma preocupação do colegiado. Outro ponto é a necessidade de fornecer EPIs para a classe.
“O objetivo é negociar a aplicação de medidas que possibilitem ambientes seguros nas unidades de ensino. O Sepe Lagos apresentará propostas para um protocolo sanitário rígido e alinhado à ciência. Também reivindicará o fornecimento aos trabalhadores da educação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, principalmente máscaras PFF2, para garantir proteção respiratória”, destacou a nota.
Além do prefeito e de representantes do SEPE, vão participar da reunião Secretário de Saúde, Secretária de Educação, Vigilância Sanitária e o Procurador. “Precisamos estar alinhados com todos os segmentos que representam o bem-estar de nossos alunos. Essa reunião com todos os envolvidos nos dá a tranquilidade de um retorno seguro para ambas as partes”, disse o prefeito.
Estrutura das unidades
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios está preparando as escolas para o retorno das atividades presenciais. Na última semana de julho, o Departamento de Infraestrutura iniciou um cronograma de manutenção das unidades. Entre os serviços está o reforço da pintura, reparo do sistema elétrico e hidráulico, limpeza de cisternas e caixas d’água e demais serviços de manutenção predial.
Devido à falta de estrutura, a E. M. Nicomedes Theotônio Vieira, Creche Escola M. Laurinda de Souza Conceição, E. M. Eva Maria Conceição Oliveira e E. M. Manoel Antônio da Costa não retornarão às atividades presenciais no dia 16 de agosto.