Um homem, de 33 anos, com comorbidades, morreu nesta segunda-feira (29) em decorrência de uma inflamação generalizada causada pelo vírus da varíola dos macacos, em Campos dos Goytacazes. A informação foi divulgada pela Prefeitura, por meio da Secretária e a Fundação Municipal de Saúde.
Segundo o governo municipal, ele estava internado no Hospital Ferreira Machado (HFM), localizado no Centro, desde o início deste mês, e morreu na unidade.
Ainda de acordo com o município, o paciente tinha doenças graves que levavam à diminuição da imunidade, que no caso da infecção por monkeypox, é potencialmente mais grave. Por conta disso, foi apresentado complicações, transferência para Unidade de terapia Intensiva (UTI) e a entubação que evoluíram para a morte.
A cidade tem outros dois casos confirmados e dois pacientes suspeitos aguardando o resultado de exames que estão sendo realizados pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ). O município destaca que não há circulação do vírus na cidade e que todos os pacientes possuem histórico de viagens.