A segunda etapa da Liga Carioca de Downhill (Desafio do Vulcão), que ocorreu no último final de semana na pista do Morro São João, agitou o distrito de Barra de São João. Cerca de 107 atletas de alto nível, de todo o Estado do Rio, participaram de uma das disputas mais importantes de Mountain Bike (MTB). O evento contou com as categorias infanto-juvenil, juvenil, júnior, sub-30, máster, rígida pró, rígida júnior, elite masculina, feminino e enduro.
Como o downhill é um esporte de muita velocidade e alto nível de precisão, os competidores tiveram que manter o controle da bike em pista cheia de obstáculos para tirar o fôlego.
“A pista do campeonato foi construída por atletas locais com experiência e capacidade técnica para criar um circuito de alto nível, seguindo padrões internacionais de manejo, sempre em parceria dos órgãos competentes. Com obstáculos naturais, a pista proporcionou grandes saltos e um declive que originou alta velocidade às descidas aos atletas”, disse Nestor Vidal, presidente da Liga Carioca de Downhill.
O prefeito Ramon Gidalte, ao lado do secretário de Esporte Cosme Batista, marcou presença no evento no domingo (11). A premiação contou com medalha de participação para todos os atletas inscritos e troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria.
As próximas etapas estão previstas para os dias 26 de junho em Nova Friburgo e 09 de outubro, em Magé.
𝙎𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙖 𝙢𝙤𝙙𝙖𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚:
Downhil é uma modalidade do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Ao longo dos anos o MTB Downhill vem ganhando força e conquistando um espaço muito forte no Brasil, com isso o Campeonato Carioca surgiu a partir da ideia de contribuir com o crescimento do esporte, de forma a se tornar um campeonato sólido e referência dentro e fora do estado.