Sede Praia do Aretê enaltece estilo arquitetônico de Búzios

Espaço de lazer em Búzios foi projetado com o estilo arquitetônico próprio da cidade, criado por Octávio Raja Gabaglia

PROLAGOS 300_250_pix

A arquitetura é uma das características mais marcantes das construções de Búzios. O padrão encontrado no município, que busca harmonizar a ocupação humana à paisagem da cidade, foi inspiração para a Sede Praia do Aretê, localizada de frente para a Praia Rasa. O espaço tem toda a comodidade para quem for curtir o dia, e já recebe frequentadores desde o final de dezembro.

O design interno foi elaborado  pelas arquitetas cariocas Natália Lemos e Paula Pupo, especialistas em projetos de interiores. Imagem Aretê

A Sede é assinada pelo arquiteto Octávio Raja Gabaglia, responsável pelo projeto da Rua das Pedras e apontado como idealizador do estilo arquitetônico de Búzios.

Otavinho, como o arquiteto é conhecido pelos buzianos, implantou a estética de que as construções da cidade não devem ter mais de dois andares por meio de uma lei de sua autoria, durante o período em que atuou como vereador. O arquiteto, que também é urbanista, já esteve a frente da secretaria de desenvolvimento urbano do município e sua vida se confunde com a história da cidade.

À Prensa, ele contou como observou as construções dos primeiros moradores da cidade, quando chegou a Búzios no final da década de 60, para formar as características próprias de suas criações, que influencia a outros profissionais até hoje e que viria a ser reconhecido como o “Estilo Búzios”.

“O que eu procurei fazer aqui [em Búzios], era valorizar, não violentar, aquilo que te atraía, as alturas, os telhados, as aberturas. Por que as casas de pescadores eram tão baixas? Porque não havia dinheiro. As janelas eram pequenininhas e de pau, porque eles estavam pouco interessados na vista, passavam o dia inteiro pescando. O vento corre pelo mar, e quando ele encontra o cômodo da praia, ele sobe e desce, nesse espaço é onde a casa do pescador está, bem pertinho da praia. Se ela fosse alta, o vento adentrava a casa e esculhambava a vida de quem, lá morava. Mas quem veio morar aqui, vindo do Rio na maior parte, queria vidro, a paisagem. Precisávamos de peças maiores para vencer vãos maiores. O estilo Búzios não nasceu portanto, por acaso. Nasceu de um aprimoramento, de uma busca. Queria me aproximar ao máximo da construção do pescador, tive que pesquisar, estudar, procurar entender aquilo que o pescador fazia por extinto, como os ângulos de queda do telhado. “

O arquiteto explicou que o estilo das construções mantém a característica da cidade e influencia no comportamento dos moradores.

“Eu gosto de dizer que nós, buzianos, escolhemos viver em um vilarejo, porque em um vilarejo você conhece as pessoas, você dá carona quando passa, a pessoa aceita a carona, é toda uma vivência suave, somados à praia e a esse mar maravilhoso”.    

Aretê Sede Praia

Além de um espaço exclusivo para guarda de equipamentos náuticos, o clube conta ainda com o recém inaugurado restaurante Aram.

O restaurante Aram, que tem uma culinária despretensiosa, mas original, faz parte do complexo arquitetônico desenhado por Otavinho/ imagem Aretê

O cardápio despojado é assinado pelos irmãos João Ricardo Yoshida e Luiz Vieira Yoshida, que têm em seu currículo passagens pelo Nobu, em Miami, e pelo três estrelas Michelan, Martin Berasategui, na Espanha. A experiência cosmopolita dos chefes aplicada aos clássicos da gastronomia de praia é traduzida em pratos originais e releituras saborosas, trazidos de diversas partes do mundo e inspirados em um belo dia de sol à beira mar.

O restaurante oferece aos clientes a opção de um day use, com acesso direto à praia Rasa, além de lounges no deck, espreguiçadeiras na areia, ducha de água doce, vestiários com chuveiros, lockers privativos, atendimento em todas as áreas do Clube, espaço Kids e piscina.

Além de todos os atrativos do local ainda há a vista e possibilidade de banho na Praia Rasa/ Imagem Aretê

Já o design interno foi elaborado pelas arquitetas cariocas Natália Lemos e Paula Pupo, especialistas em projetos de interiores, com diversos trabalhos em conjunto numa sintonia que se complementa. Elas criaram a parte interna da Sede Praia pensando na sua composição com a parte externa como, por exemplo, o telhado projetado por Raja Gabaglia, uma das marcas de Búzios, além, é claro, da paisagem praiana.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA

Comentários estão fechados.