Gustavo Tutuca fez o anúncio durante encontro regional do setor realizado nesta quarta (29), em Macaé
A retomada das atividades turísticas e o potencial turístico dos municípios do Estado do Rio de Janeiro foram discutidas em Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, que está sendo realizado nesta quarta-feira (29), em Macaé. Logo na abertura o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, anunciou investimento de R $12 milhões para promoção dos destinos turísticos fluminenses.
De acordo com o secretário, a campanha “O rio continua lindo” será financiada com recursos de R $10 milhões liberados pelo governador Cláudio Castro e outros R$ 2 milhões de uma emenda parlamentar do deputado Otávio Leite, antecessor de Tutuca na Secretaria de Turismo. Gustavo Tuca destacou ainda que as 12 regiões turísticas do Estado receberão sinalização turística, com o apoio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER-RJ).
O evento é promovido pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), por meio do programa ‘Turismo RJ + Perto’, e contou com a presença do presidente, José Ricardo, e lideranças públicas municipais, estaduais e da iniciativa privada das cidades do interior. Representado o município de Búzios estiveram presentes o diretor-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Jacques Jacky Sitbon, e o diretor vice-presidente, Rodrigo Sobral. Eles conversaram sobre o potencial de Búzios para os esportes e lazer ciclísticos. O município buziano também foi representado pelo coordenador de Eventos do balneário, Marco Ewbank, a gerente de Promoção Turística Karla Souza, o supervisor Max e o grupo Bonecas Negras.
O governador Cláudio Castro não compareceu ao evento, pois estava febril e com dores no corpo, em consequência da reação da vacina contra a Covid-19. Por isso, a Carta da Costa do Sol preparada pelo trade turístico da região com as reivindicações pertinentes não foi entregue, mas, de acordo com o presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega, será entregue pessoalmente a ele na próxima semana no Palácio Guanabara.
Entre as reivindicações estão obras de infraestrutura para beneficiar o turismo, como a duplicação da RJ-106 de Maricá até Macaé; a pavimentação da Estrada do Nelore, interligando Arraial-Cabo Frio-Búzios; a nova ponte sobre o Rio São João; e melhoria dos acessos a Búzios.
“Estas obras são fundamentais para a Costa do Sol e algumas delas já foram prometidas pelo governador, como a pavimentação da Estrada do Nelore. A região precisa de mais investimentos estaduais”, cobrou Navega.
O presidente da Federação dos Motoclubes do Estado do Rio, Humberto Montenegro, falou da importância do motociclismo para o turismo regional. Lembrou que o segmento é pioneiro nas viagens domésticas. Gustavo Tutuca ressaltou a importância do moto-turismo e anunciou que a Secretaria de Turismo vai promover um grande evento de motoclubes em novembro no Rio. O subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Monfort, prometeu apoiar os eventos motociclistas do Estado do Rio, que recomeçam sábado, já em Cabo Frio, com o 29º aniversário do Motoclube Tubarões.
Além de palestras e debates, o encontro também conta com apresentações culturais e stands onde os municípios apresentaram seus atrativos turísticos, como gastronomia, artesanato e cultura. Na área do Estado havia a foto das estátuas dos Três Pescadores, esculturas que representam o município de Búzios, de autoria de Matheus Coutinho, integrante da equipe da Prensa de Babel.
Ainda hoje, às 18h, haverá palestra de Alexandre Verdade, falando sobre o Degusta Búzios, festival gastronômico de Búzios que acontecerá nos três últimos finais de semana de outubro. Serão 12 dias de evento em vários postos da cidade.