Pular para o conteúdo
Search

Secretário de Turismo de Rio das Ostras mostra panorama geral do setor

Fachada do Portal

 

Fachada Portal
Fachada Portal da Cidade do Jazz

 

 

 

 

praia-da-joana-rio-das-ostras-2Localizada na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, Rio das Ostras é uma cidade de 136 mil habitantes e um dos municípios que mais crescem no Brasil e tem o turismo como uma das principais atividades econômicas. A cidade está a 170 quilômetros da capital do estado, posicionada na Costa do Sol, e apresenta um cenário exuberante. Pelos 28 quilômetros de litoral encontram-se belas praias, diversos tipos de bares e locais de entretenimento, além de vários eventos que atraem turistas para o município.

Rio das Ostras é conhecida pelo seu internacionalmente famoso Festival de Jazz e Blues, além de outros eventos que fazem parte do calendário oficial. Porém, a cidade tem sofrido uma recessão orçamentária causada pela redução na arrecadação dos royalties do petróleo, o que que tem afetado diretamente o comércio local e a habilidade de produzir esses eventos.

Porém, o governo atual está procurando reimplantar essa “cultura de festivais” e está criando iniciativas para fomentar o turismo de qualidade e o desenvolvimento na região. De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Sergio Azevedo, que a principal ideia da atual gestão do município é investir no desenvolvimento local, já que a cidade passou muitos anos dependente da arrecadação dos royalties.

“Conseguimos que Rio das Ostras tivesse uma arrecadação próprio maior e para isso se solidificar investimos nesse desenvolvimento. A forma de fazer isso é se certificar que haja mais produtividade nos segmentos de negócio da cidade. Uma maneira de fazer isso é por intermédio dos festivais. Entre 2005 e 2012 realizamos isso e tivemos um bom resultado, o nosso plano é dar continuidade a isso agora”, explica o diretor.

Empresários receberam troféus de premiação do Festival de Pão de Rio das Ostras. Foto Allexandre CostaAssim, desde o início do ano Rio das Ostras pode prestigiar o 4º Festival do Pão e, atualmente até 25 de junho, a 2ª edição do Festival da Pizza, além do 21º Encontro Internacional de Motociclistas. Além disso, o Festival de Jazz e Blues e o Festival de Frutos do Mar também devem ser continuamente revitalizados a partir desse ano.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alan Machado, um dos motivos para a criação desses eventos é movimentar a cidade na baixa temporada.

“Precisamos aquecer a movimentação do comércio, gastronomia e hotelaria nessa época que é normalmente de menor movimento. Por isso estamos investindo em diversos setores do turismo. Vamos além das praias, estamos investindo no turismo eco rural de Cantagalo, na capacitação dos comerciantes e empresários e vamos continuar promovendo a prática esportiva com a competição de ciclismo Audax. Esse ano também voltaremos com a queima de fogos no Réveillon. A população merece isso ”, ressalta o secretário.

A setor de turismo cultural também não ficará de fora. A Casa das Bonecas e a Estação de Trem em Rocha Leão serão reabertas depois de passarem por reformas. O Museu Sambaqui da Tarioba e junto com ela a Casa de Cultura Bento Costa Jr. Também já foram reabertas e já pode receber exposições de artistas locais. Já o Parque do Pássaros deve ser colocado em funcionamento até o final do ano.

Alan Machado
Alan Machado

Outra alteração que tem o objetivo de agitar a cidade fora da alta temporada é a mudança da data do Festival de Jazz e Blues. “Nesse ano manteremos o cronograma já estabelecido, porém em 2018 vamos alterar a data do festival para o feriado de Corpus Christi afim ter atrações durante todo o período de baixa temporada”, revela Alan Machado.

Mas como dar o devido espaço e investimento que festivais desse porte necessitam? Já é de conhecimento público que Rio das Ostras está passando por uma crise financeira devido ao corte do repasse de parte dos royalties do petróleo. Por isso, o município está procurando outras alternativas.

Segundo o secretário Alan Machado, a cidade sempre agiu de modo paternalista com os empresários locais, mas essa cultura está mudando e a forma de realizar eventos também.

Casa das Massas
Casa das Massas

“Atualmente estamos agindo como um suporte para as iniciativas privadas e seus eventos, são parcerias público-privadas. O Encontro Internacional dos Motociclistas, por exemplo, tem a organização dividida entre os motoclubes da cidade e a Prefeitura. Já a Feira Outlet e Beer Food Truck Festival são eventos da iniciativa privada, mas damos o suporte cedendo o espaço e a guarda municipal. Estamos seguindo o exemplo de Gramado, no Rio Grande do Sul, e de Nova Friburgo que possuem esse estilo”, conclui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.