Nesta terça-feira (16), na Alerj, o secretário de Saúde de Cabo Frio, Márcio Mureb, vai depor na CPI do Hospital da Mulher que investiga as mortes de bebês na unidade hospitalar. Apenas neste ano, houve a morte de 17 bebês. Também está previsto para esta terça o depoimento de uma das gestantes que perdeu o filho no hospital. A sessão é transmitida, ao vivo, pelo You Tube, na TV Alerj.
Por conta das chuvas na última semana, os depoimentos de Mureb e o da gestante tiveram de ser adiados. A fala do secretário gera bastante expectativa, uma vez que na última sessão da CPI, há duas semanas, falaram os ex-diretores da unidade Paul Herbert Dreyer Neto e Lívia Natividade, que pediram demissão horas depois.
Com a saída de Paul e Lívia do comando na unidade, o prefeito Adriano Moreno (Rede) nomeou três pessoas para gerir o hospital. A ginecologista e obstetra Tânia Lydia Matosinhos Lowen Pires (diretoria geral); a também ginecologista e obstetra Cristina do Vale Faria (diretoria técnica) e a enfermeira Simone Sant’Anna (diretoria administrativa).
Lembrando que em Cabo Frio também há uma CPI do Hospital da Mulher, realizado pela Câmara Municipal, que tem novo relator. O vereador Vaguinho Simão assumiu. Enquanto a CPI da Alerj segue ouvindo testemunhas e colhendo documentação, a da Câmara também segue o seu trabalho, mas com mudanças. Ele entrou no lugar do colega Vinicius Corrêa, que na semana passada assumiu o cargo de líder do governo no Legislativo.
“Eu fui eleito semana passada como Relator da CPI do Hospital da Mulher e já comecei a trabalhar e analisar a documentação em posse da Comissão. De início estamos pedindo novos documentos e esclarecimentos que achamos necessários, mas que não constavam do acervo da CPI. Posso garantir que vou realizar um trabalho imparcial e comprometido com a verdade. Não vamos fazer caça as bruxas; vamos esclarecer para a sociedade a verdade dos fatos, doa a quem doer. O meu compromisso é com o cidadão”, disse Vaguinho.
Também na semana passada, o presidente da Comissão, vereador Ricardo Martins (SD), ouviu familiares do último bebê que morreu no hospital, no fim de semana retrasado, a 17ª vítima apenas este ano.